Desenvolvimento profissional docente
cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes
Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Cotidiano, Professores Iniciantes, Aprendizagem da DocênciaResumo
Este estudo teve como objetivo conhecer o cotidiano de dois professores iniciantes e a relação com o Desenvolvimento Profissional Docente. Desse modo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de abordagem (auto)biográfica, realizada em dois municípios do interior da Bahia. Contou com a colaboração de um professor e uma professora em início de carreira que atuavam na zona rural e escreveram diários por um ano e os disponibilizaram para esta investigação. Assim, a partir dos dados, foi constatado que o Desenvolvimento Profissional Docente não é um processo inerte, mas em constante movimento, revelado pela/na vida cotidiana pessoal e profissional que marca o processo formativo dos professores. Foi evidenciado que saberes vinham sendo construídos e mobilizados, bem como, relações estabelecidas para o exercício profissional acontecer. Ainda que a aprendizagem da docência vem revelando modos peculiares de ser professor.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paula Cristina Soares Silva de. Condições do trabalho docente: políticas e processos de desenvolvimento profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-BA, 2020.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas. A profissão docente no Brasil e a carreira profissional: entre sonhos e realidades. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 297-306.
BROSTOLIN, Marta Regina.; OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa de. Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes. Práxis Educacional, v. 11, n. 18, 301-319. 2014.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. 7 ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves e Lúcia Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 16 ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CRUZ, Lilian Moreira. Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: possíveis diálogos. I In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 287-296.
CRUZ, Lilian Moreira; BARRETO, Andreia Cristina Freitas; FERREIRA, Lúcia Gracia. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA). v. 5, n. 12, maio-agosto/ 2020, p. 355-372, 2020. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/529. Acesso em: 30 set. 2020.
D’ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Aprendizagem da docência e profissionalidade dbe docentes universitários iniciantes. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. p.5-22. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7441. Acesso: 23 nov. 2018.
D’ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência Universitária: uma experiência formativa lúdica com professores iniciantes. In: BARBOZA, Maria Auxiliadora Fidelis; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; COSTA, Maria do Perpétuo Socorro de Lima (Orgs.) Territórios da Docência no Ensino Superior. Curitiba, PR: Editora CRV, 2017, p. 143-156.
D´ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Concepções pedagógicas na educação superior: abordagens de ontem e de hoje. In: D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena. Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 21-46.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto, 2001.
FERNANDES, Margarida Ramires. Mudança e inovação na pós-modernidade: perspectivas curriculares. Porto: Porto Editora, 2000. p. 23-45.
FERRAZ, Roselane Duarte. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia; ALMEIDA, Manuela Trindade de. Saberes e experiência: formação de professores da rede pública em atividades extensionistas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, set./dez., 2017. p. 390-401. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9879. Acesso em: 20 jan. 2018.
FERREIRA, Lúcia Gracia.; FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Adriana Guerra. Fazer docente: reflexões sobre formação, trabalho e especificidades das áreas de atuação docente. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Formação Docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, p. 77-88.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. 2010. 262f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia: Salvador-BA, 2010.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 272f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos: São Carlos - SP. 2014a.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014b.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação e identidade docente: práticas e políticas de formação. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014c. p. 167-179.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. v. 39, jan-mar., 2017, p. 79-89. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/29143. Acesso em: 03 fev. 2017.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva. v. 11. jul. 2020a, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 07 set. 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431. 2020b. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras. Revista Educação e Cultura Contemporânea. V. 17, N. 50, p. 421-459. PPGE/UNESA. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5413. Acesso em: 09 nov. 2020.
FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica,
FORTES, Maria Auxiliadora Soares; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; ARAÚJO, Maria Evylana Alves de; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Planejamento na prática dos professores: entre a formação e as experiências vividas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 315-324, abr./jun., 2018.
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor?: uma reflexão sobre o processo de individualização e formação. São Paulo: Paulus. 2003.
GONÇALVES, José Alberto M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 141-169.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61.
ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, jun./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 30 set. 2020.
IMBERNÓN, Francisco. Reflexiones globales sobre la formación y el desarrollo profesional del profesorado en el estado español y latinoamerica. IMBERNÓN, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan. (Org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 152-162.
IMBERNÓN, Francisco. Un nuevo desarrollo profesional del profesorado para una nueva educación. Revista de Ciências Humanas. Frederico Westphalen, v. 12, n. 19, p. 75-86, Dez., 2011a. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/343. Acesso em: 30 set. 2020.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.
JESUS, Regina de Fátima. Sobre alguns caminhos trilhados.... ou mares navegados...Hoje, sou professora. In: VASCONCELOS, Geni A. Nader (Org.). Como me fiz professora. 2 ed. DP&A, 2003. p. 21-41.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 8, jan./abr. 2009, p. 7-22. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 27 dez. 2020.
MARCELO GARCIA, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo professional docente: como se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.
MIZUKAMI, Maria das Graças. Docência, Trajetórias Pessoais e Desenvolvimento Profissional. In: REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. (Orgs.). Formação de Professores: Tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 59-91.
MOURA, Juliana da Silva. Transtornos mentais e comportamentais em professores e as implicações para a carreira docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-BA, 2020.
OLIVEIRA, Thays Marinho; FERREIRA, Lúcia Gracia. Iniciação profissional de docentes da Educação Infantil: docência, aprendizagens e dificuldades. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 6, e202035, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12101. Acesso em: 27 dez. 2020.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009. p. 221-284.
PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2001.
ROSA, Maria Inês Petrucci. Cotidiano da escola: as lentes do cinema propiciando outros olhares e outras histórias. In: CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; MARIGUELA, Marcio (Orgs.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007. p. 41-52.
SANTOS, Jurema Rosendo dos; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p.347-370. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3063. Acesso em: 22 mar. 2020.
SANTOS, Jurema Rosendo dos; FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional, vida e carreira: histórias de professores atingidos pelo mal-estar docente. Revista Educação e Emancipação. São Luiz, v. 9, n. 2, jul./dez, p. 108-137, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5896. Acesso em: 30 set. 2020.
SANTOS, Jurema Rosendo dos. Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência de bem-estar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, 2019.
SILVA, Mara Aparecida Alves da. Docência universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica. 2021. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia: Salvador-BA, 2021.
SOUZA, Francine Mares Alves de; FERREIRA, Lúcia Gracia. Contemporary Teacher education: contributions and learning. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e11914. p. 1-17. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/11914. Acesso em: 30 maio 2021.
VAILLANT, Denise; MARCELO GARCIA, Carlos. Ensinando a Ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1 ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.
VAILLANT, Denise. Análisis y reflexiones para pensar el desarrollo profesional docente continuo. Educar, especial 30 aniversario, 2014, 55-66. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Educar/article/view/287047. Acesso em: 30 mar. 2021.
VAILLANT, Denise. Trabajo colaborativo y nuevos escenarios para el desarrollo profesional docente. Revista Docencia. Año XX Número 60, Santiago de Chile: Colegio de Profesores de Chile, 2016, p. 5-13. Disponível em: https://ie.ort.edu.uy/innovaportal/file/48902/1/trabajo-colaborativo-y-nuevos-escenarios-denise-vaillant.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
XAVIER, Caroline Ferreira Leal; FERREIRA, Lúcia Gracia. The difficulties faced by the teachers of child education in the beginning of career. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 1, n. 1, e11757. p. 1-23. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/11757. Acesso em: 30 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.