Condição de trabalho e possíveis implicações na construção de sentidos da docência universitária

Autores

  • Rita Silvana Santana dos Santos Universidade de Brasília
  • Gabriela Cristine Rosa Andrade Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Trabalho, Sentido do trabalho, Docência universitária, Educação Superior Pública

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão acerca da relação entre o sentido atribuído à docência universitária pública e o mundo do trabalho contemporâneo. O objetivo é analisar a docência universitária e suas implicações em um contexto permeado por mudanças. Para isso foram ponderadas definições e atribuições de sentido e significado do trabalho. Metodologicamente trata-se de um ensaio realizado a partir da análise de artigos e textos que versam sobre o assunto. Por fim, entende-se como essencial a discussão de um trabalho docente que tenha sentido para o sujeito e gere prazer, possibilitando a constituição de uma identidade positiva.

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Biografia do Autor

Gabriela Cristine Rosa Andrade, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Educação

 

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

SANTANA DOS SANTOS, R. S.; ANDRADE, G. C. R. Condição de trabalho e possíveis implicações na construção de sentidos da docência universitária. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 37–57, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/146. Acesso em: 20 abr. 2024.

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