Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências

uma revisão da literatura

Autores

  • Douglas da Silva Costa Universidade de Bra´sília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino de Ciência. Integração universidade e escola.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para compreender de que maneira as pesquisas na área de Ensino de Ciências têm abordado os Laboratórios de Ensino de Ciências no contexto da formação de professores. A abordagem foi qualitativa e foram investigados três bancos de dados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos analisados pela abordagem da Análise Textual Discursiva, resultando na elaboração de uma categoria final - Formação inicial e continuada de professores; e três categorias intermediária 1. Elaboração e disponibilização de recursos didáticos; 2. Integração com a Educação Básica e 3. Espaço colaborativo. Os resultados demonstraram que os Laboratórios de Ensino de Ciências têm contribuído para a formação de professores, posto que integram ações de ensino, pesquisa e extensão. Assim como, favorecem uma reflexão crítica da prática pedagógica e integram conhecimentos prático e teóricos.

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Biografia do Autor

Douglas da Silva Costa, Universidade de Bra´sília

Mestrando da Universidade de Brasília do program de pós-graduação em Educação em Ciências. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9534-2495

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutorado. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

COSTA, D. da S.; ROTTA, J. C. G. Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências: uma revisão da literatura. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024019, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1984. Acesso em: 18 dez. 2024.

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