Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências
uma revisão da literatura
Palavras-chave:
Formação docente. Ensino de Ciência. Integração universidade e escola.Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para compreender de que maneira as pesquisas na área de Ensino de Ciências têm abordado os Laboratórios de Ensino de Ciências no contexto da formação de professores. A abordagem foi qualitativa e foram investigados três bancos de dados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos analisados pela abordagem da Análise Textual Discursiva, resultando na elaboração de uma categoria final - Formação inicial e continuada de professores; e três categorias intermediária 1. Elaboração e disponibilização de recursos didáticos; 2. Integração com a Educação Básica e 3. Espaço colaborativo. Os resultados demonstraram que os Laboratórios de Ensino de Ciências têm contribuído para a formação de professores, posto que integram ações de ensino, pesquisa e extensão. Assim como, favorecem uma reflexão crítica da prática pedagógica e integram conhecimentos prático e teóricos.
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