O Ensino da Filosofia na formação em Educação Física:
uma análise na Universidade Federal de Viçosa/MG
Palavras-chave:
Filosofia; Educação Física; Graduação; Formação.Resumo
Este estudo objetiva refletir acerca da disciplina de filosofia ofertada no curso de graduação em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa/MG, tecendo críticas pertinentes à formação. Metodologicamente, foi realizado observações e análises do processo de formação/avaliação de 92 alunos matriculados. Os resultados mostraram que 38,05% dos alunos tiveram reprovação direta, 31,52% aprovados e 30,43% pendentes do exame final. Conclui-se que instrumentos de ensino devem ser implementados para maior aproximação com o campo profissional, além de repensar o espaço-temporal em que a disciplina é ofertada, a fim de amenizar os fatores que impactam negativamente no aprendizado dos conteúdos.
Downloads
Referências
BAUMAM, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013.
DROIT, Roger-Pol. Filosofia em cinco lições. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2012.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador I: História dos Costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, Belém, v. 23, n. 3, p.1-8, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História Essencial da Filosofia IV. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.
KOWALSKI, Marizabel. BENINI, Luiz Eduardo. Fundamentos Filosóficos Aplicados à Educação Física e Esporte. Viçosa/MG – UFV, 2014.
LE BRETON, David. Adeus ao Corpo: Antropologia e Sociedade. Campinas, Papirus, 2013.
LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Sociologia do Esporte: Temas e Problemas. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, p.80-91, jul. 2011.
MAFFESOLI, Michel. No Fundo das Aparências. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
MILAGRES, Pedro. KOWALSKI, Marizabel. Uniforme Escolar: identidade, representação social e civilidade expressa na Educação Física escolar. 2017, 22 f. PIBIC/CNPq – Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, 2017.
OLIVEIRA, Suellen Rodrigues de; MAZIERO, Andressa Merlin. Vivenciando a Docência: Participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, p.1817-1824, mar. 2013.
PLATÃO. A República. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO (Viçosa). Universidade Federal de Viçosa. Catálogo de Graduação 2016. 2016. Disponível em: < http://www.catalogo.ufv.br/index.php?campus=vicosa&ano=2016 >. Acesso em: 04 fev. 2018.
SAYÃO, Marcelo Nunes; MUNIZ, Neyse Luiz. O Planejamento na Educação Física Escolar: Um possível caminho para a formação de um novo homem. Pensar A Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p.187-203, 2004.
SMITH, Subrena. Porque a Filosofia da ciência importa. Folha de São Paulo. São Paulo, p. 3. 1 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.