O Ensino da Filosofia na formação em Educação Física:

uma análise na Universidade Federal de Viçosa/MG

Autores

Palavras-chave:

Filosofia; Educação Física; Graduação; Formação.

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca da disciplina de filosofia ofertada no curso de graduação em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa/MG, tecendo críticas pertinentes à formação. Metodologicamente, foi realizado observações e análises do processo de formação/avaliação de 92 alunos matriculados. Os resultados mostraram que 38,05% dos alunos tiveram reprovação direta, 31,52% aprovados e 30,43% pendentes do exame final. Conclui-se que instrumentos de ensino devem ser implementados para maior aproximação com o campo profissional, além de repensar o espaço-temporal em que a disciplina é ofertada, a fim de amenizar os fatores que impactam negativamente no aprendizado dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Milagres, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa. Mestrando no
programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Katiele Picoli Dadalto, Universidade Federal de Viçosa

Graduada no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Marizabel Kowalski, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Referências

BAUMAM, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013.

DROIT, Roger-Pol. Filosofia em cinco lições. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2012.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador I: História dos Costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, Belém, v. 23, n. 3, p.1-8, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História Essencial da Filosofia IV. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

KOWALSKI, Marizabel. BENINI, Luiz Eduardo. Fundamentos Filosóficos Aplicados à Educação Física e Esporte. Viçosa/MG – UFV, 2014.

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo: Antropologia e Sociedade. Campinas, Papirus, 2013.

LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Sociologia do Esporte: Temas e Problemas. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, p.80-91, jul. 2011.

MAFFESOLI, Michel. No Fundo das Aparências. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MILAGRES, Pedro. KOWALSKI, Marizabel. Uniforme Escolar: identidade, representação social e civilidade expressa na Educação Física escolar. 2017, 22 f. PIBIC/CNPq – Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, 2017.

OLIVEIRA, Suellen Rodrigues de; MAZIERO, Andressa Merlin. Vivenciando a Docência: Participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, p.1817-1824, mar. 2013.

PLATÃO. A República. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO (Viçosa). Universidade Federal de Viçosa. Catálogo de Graduação 2016. 2016. Disponível em: < http://www.catalogo.ufv.br/index.php?campus=vicosa&ano=2016 >. Acesso em: 04 fev. 2018.

SAYÃO, Marcelo Nunes; MUNIZ, Neyse Luiz. O Planejamento na Educação Física Escolar: Um possível caminho para a formação de um novo homem. Pensar A Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p.187-203, 2004.

SMITH, Subrena. Porque a Filosofia da ciência importa. Folha de São Paulo. São Paulo, p. 3. 1 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

MILAGRES, P.; DADALTO, K. P.; KOWALSKI, M. O Ensino da Filosofia na formação em Educação Física:: uma análise na Universidade Federal de Viçosa/MG. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020006, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/28. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.