Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Fortes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Carlota Fernandes Tomaz Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel de Oliveira Andrade Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica. Coordenador Pedagógico. Trabalho Pedagógico. Escola Básica.

Resumo

Neste artigo abordamos a gestão pedagógica escolar, caracterizada no trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, em escolas de ensino fundamental I da rede pública municipal de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo e os dados analisados baseiam-se em observações, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis coordenadoras pedagógicas que atuam na referida rede de ensino. Os resultados esclarecem que a gestão pedagógica, entendida aqui como as ações do coordenador pedagógico, ainda que sustentada pelo discurso de superação das dificuldades educacionais indica tensões no dia-a-dia da escola, produzindo angústias, limitações e distorções nos modos de ver, pensar e fazer o trabalho de coordenação pedagógica.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional - GPFOHPE, da Universidade Federal do Ceará/Brasil.

Ana Carlota Fernandes Tomaz, Universidade de Aveiro

Doutora em Didactica. Professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal.

Ana Isabel de Oliveira Andrade, Universidade de Aveiro

Doutora em Didactica. Professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal. 

Referências

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

FORTES, M. A. S.; TOMAZ, A. C. F.; ANDRADE, A. I. de O. Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 17–24, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/356. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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