Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Fortes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Carlota Fernandes Tomaz Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel de Oliveira Andrade Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica. Coordenador Pedagógico. Trabalho Pedagógico. Escola Básica.

Resumo

Neste artigo abordamos a gestão pedagógica escolar, caracterizada no trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, em escolas de ensino fundamental I da rede pública municipal de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo e os dados analisados baseiam-se em observações, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis coordenadoras pedagógicas que atuam na referida rede de ensino. Os resultados esclarecem que a gestão pedagógica, entendida aqui como as ações do coordenador pedagógico, ainda que sustentada pelo discurso de superação das dificuldades educacionais indica tensões no dia-a-dia da escola, produzindo angústias, limitações e distorções nos modos de ver, pensar e fazer o trabalho de coordenação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional - GPFOHPE, da Universidade Federal do Ceará/Brasil.

Ana Carlota Fernandes Tomaz, Universidade de Aveiro

Doutora em Didactica. Professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal.

Ana Isabel de Oliveira Andrade, Universidade de Aveiro

Doutora em Didactica. Professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal. 

Referências

ALARCÃO, I. Prefácio. In: ANDRADE, A. I. & PINHO, A.S. (org). Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo - perspectivas a partir de um projecto. Aveiro: Departamento de Educação/Universidade de Aveiro, 2010.

BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

FERNANDES, M. J. S. Problematizando o trabalho do Professor Coordenador Pedagógico nas Escolas Públicas Paulistas.114p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2004.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Portaria 174. Diário Oficial do Município de 16/07/2008. Ano LVI, Nº 13.859, páginas 38 e 39. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2008.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação.. Lei 9780. Diário Oficial do Município de 10/06/2011. Ano LVIII, Nº 14.565, página 01. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2011.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação.. Lei 0150. Diário Oficial do Município de 28/06/2013. Ano LXI, Nº 15.064, página 15. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2013.

LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Salvador. Jan/Jun 2009.

RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica – princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2001.

ROMAN, M. D. O Professor Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar: um estudo de caso etnográfico. 237 p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

ZEN, Giovana. C. O Papel da Coordenação Pedagógica na Escola. In: Coordenação Pedagógica em Foco. Salto Para o Futuro. Ano XXII – Boletim 1 – Abril 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

FORTES, M. A. S.; TOMAZ, A. C. F.; ANDRADE, A. I. de O. Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 17–24, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/356. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)