Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza
Palavras-chave:
Gestão Pedagógica. Coordenador Pedagógico. Trabalho Pedagógico. Escola Básica.Resumo
Neste artigo abordamos a gestão pedagógica escolar, caracterizada no trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, em escolas de ensino fundamental I da rede pública municipal de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo e os dados analisados baseiam-se em observações, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis coordenadoras pedagógicas que atuam na referida rede de ensino. Os resultados esclarecem que a gestão pedagógica, entendida aqui como as ações do coordenador pedagógico, ainda que sustentada pelo discurso de superação das dificuldades educacionais indica tensões no dia-a-dia da escola, produzindo angústias, limitações e distorções nos modos de ver, pensar e fazer o trabalho de coordenação pedagógica.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Prefácio. In: ANDRADE, A. I. & PINHO, A.S. (org). Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo - perspectivas a partir de um projecto. Aveiro: Departamento de Educação/Universidade de Aveiro, 2010.
BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FERNANDES, M. J. S. Problematizando o trabalho do Professor Coordenador Pedagógico nas Escolas Públicas Paulistas.114p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2004.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Portaria 174. Diário Oficial do Município de 16/07/2008. Ano LVI, Nº 13.859, páginas 38 e 39. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2008.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação.. Lei 9780. Diário Oficial do Município de 10/06/2011. Ano LVIII, Nº 14.565, página 01. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2011.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação.. Lei 0150. Diário Oficial do Município de 28/06/2013. Ano LXI, Nº 15.064, página 15. Fortaleza: Imprensa Oficial do Município de Fortaleza, 2013.
LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Salvador. Jan/Jun 2009.
RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica – princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2001.
ROMAN, M. D. O Professor Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar: um estudo de caso etnográfico. 237 p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
ZEN, Giovana. C. O Papel da Coordenação Pedagógica na Escola. In: Coordenação Pedagógica em Foco. Salto Para o Futuro. Ano XXII – Boletim 1 – Abril 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.