A gestão democrática e a dimensão pedagógica na ótica do plano de gestão

Autores

  • Jéferson Luís de Azeredo UNESC
  • Michele Crispim Baum
  • Richarles Souza de Carvalho UNESC

Palavras-chave:

Gestão Democrática; Dimensão Pedagógica; Plano de Gestão

Resumo

O presente artigo realiza um estudo sobre a relevância dos aspectos pedagógicos e sua preponderância sobre os aspectos técnicos administrativos a partir da análise do Plano de Gestão Escolar. Propõe também investigar o conceito de gestão escolar democrática e analisar os objetivos e ações projetados na dimensão pedagógica. O estudo demonstra a relevância do Plano de Gestão na consolidação da gestão democrática e como meio de transformação da gestão escolar, pautando-se no princípio democrático que se fundamenta na participação coletiva, priorizando a dimensão pedagógica, cujo objetivo é a formação integral do indivíduo, instrumentalizando-o para ser agente atuante e transformador da sociedade.

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Biografia do Autor

Jéferson Luís de Azeredo, UNESC

Mestre. Doutorando em Filosofia. Docente na Unesc. 

Michele Crispim Baum

Especialista em Educação e Gestão. Unesc.

Richarles Souza de Carvalho, UNESC

Doutor em Ciência da Linguagem UNISUL. Docente na Unesc.

Referências

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

LUÍS DE AZEREDO, J.; CRISPIM BAUM, M.; SOUZA DE CARVALHO, R. A gestão democrática e a dimensão pedagógica na ótica do plano de gestão. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 114–130, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/388. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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