APRESENTAÇÃO DOSSIÊ
Palavras-chave:
formação. Gestores escolares. Coordenadores pedagógicosResumo
A formação e a atuação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos : entre lições, limites e necessidades Maria Auxiliadora Soares Fortes, Osmar Hélio Alves Araújo, Ana Isabel Andrade, Luís Távora Furtado Ribeiro O tema englobando gestão e organização das escolas tem sido amplamente discutida por alguns autores: Libâneo (2008); Lima (2003); Lück (2001), dentre outros, com destaque para o pressuposto de que o modo de gestão e de organização da escola influencia os atores sociais que compõem este universo, assim como este ambiente é influenciado pelas ações destes sujeitos, uma vez que a constituem e a definem com base em suas experiências vividas, seus valores, práticas e metodologias.Downloads
Referências
FORTES, M.A.S. GESTÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO – o cotidiano da escola municipal de Fortaleza. 50 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Centro de Estudos Sociais Aplicados. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/Ceará, 2014.
GATTI, B. A. et al Estudos sobre a Função do Assistente Pedagógico. Caderno de Pesquisa, nº 9, p 4-40. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1974.
LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Salvador. Jan/Jun 2009.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª Ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2.ed.São Paulo: Cortez,2003.
LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MATE, C.H. Qual a identidade do coordenador pedagógico? In: BRUNO, E.B.G. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.
MONTEIRO, E. AMADO, C. Introdução. In: Coordenação Pedagógica em Foco.
Salto Para o Futuro. Ano XXII – Boletim 1 – Abril 2012.
ROMAN, M. D. O Professor Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar: um estudo de caso etnográfico. 237 p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.