APRESENTAÇÃO DOSSIÊ

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Fortes Universidade de Aveiro
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

formação. Gestores escolares. Coordenadores pedagógicos

Resumo

A formação e a atuação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos : entre lições, limites e necessidades Maria Auxiliadora Soares Fortes, Osmar Hélio Alves Araújo, Ana Isabel Andrade, Luís Távora Furtado Ribeiro   O tema englobando gestão e organização das escolas tem sido amplamente discutida por alguns autores: Libâneo (2008); Lima (2003); Lück (2001), dentre outros, com destaque para o pressuposto de que o modo de gestão e de organização da escola influencia os atores sociais que compõem este universo, assim como este ambiente é influenciado pelas ações destes sujeitos, uma vez que a constituem e a definem com base em suas experiências vividas, seus valores, práticas e metodologias.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Universidade de Aveiro

Doutora em Educação (UFC). Pós-Doutorado no Centro de Investigação Didactica Tecnologia em Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro – Portugal

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do PARFOR/Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Ceará - Brasil

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

FORTES, M.A.S. GESTÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO – o cotidiano da escola municipal de Fortaleza. 50 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Centro de Estudos Sociais Aplicados. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/Ceará, 2014.

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

FORTES, M. A. S.; ARAÚJO, O. H. A.; ANDRADE, A. I.; RIBEIRO, L. T. F. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 1–4, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/354. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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