Leitura contra o fascismo na era do Trump

Autores

  • Henry A. Giroux Universidade McMaster

Palavras-chave:

Leitura Crítica. Fascismo. Donald Trump.

Resumo

Este artigo explora a leitura como um ato de interpretação e um ato de resistência em uma época em que o neoliberalismo reduz a possibilidade de contemplação, pensamento crítico e ação coletiva. Defende-se a leitura como uma prática que envolve a memória histórica, a desaceleração do tempo, uma compreensão abrangente da política e uma pré-condição para a agência individual e coletiva. Argumenta-se que, contra uma indiferença entorpecente à ascensão do fascismo nos Estados Unidos, é difícil imaginar um momento mais urgente para desenvolver uma linguagem de crítica e possibilidade que servisse para despertar nossos sentidos críticos e imaginativos e nos ajudar a libertar-nos do mundo, pesadelo tirânico que desceu sobre os Estados Unidos sob o domínio de Donald Trump. Em uma era de isolamento social; excesso de informação; uma cultura de imediatismo, excesso de consumo e violência espetacularizada; ler livros críticos e outros textos representacionais, juntamente com o pensamento analítico, permanecem necessários, se quisermos levar a sério a noção de que uma democracia radical não pode existir ou ser defendida sem cidadãos informados e engajados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry A. Giroux, Universidade McMaster

Professor ocupante de Cátedra da Universidade McMaster, Canadá, direcionado a estudos e pesquisas de
Interesse Público.

Referências

ARENDT, H. The Origins of Totalitarianism. New York: Harcourt, Brace, Jovanovich, 1973. p. 474.

ASSOCIATED PRESS. A 1-Year-Old Boy Had a Court Appearance Before an Immigration Judge in Phoenix. Time, 2018. Online at: <http://time.com/5332740/immigration-judge-boy/>.Access in: 4 july. 2018.

DAVIS, A. Y. Freedom is a constant struggle: Ferguson, Palestine, and the foundations of a movement. Chicago: Haymarket Books, 2016. p. 83.

DERBER, C. Welcome to the Revolution: Universalizing Resistance for Social Justice and Democracy in Perilous Times. New York: outledge, 2017.

EVANS, R. J. A Warning From History. The Nation, 2017. Online at: <http://time.com/5332740/immigration-judge-boy/>. Access in: 28 feb. 2017

Geiselberger, H. (ed). The Great Regression. London: Polity, 2017.

GIROUX, H. A. American Nightmare: Facing the Challenge of Fascism. San Francisco: City Lights, 2018.

GIROUX, H. A. Cultural Studies, Public Pedagogy, and the Responsibility of Intellectuals. Communication and Critical/Cultural Studies, v. 1, n. 1, p. 68, 2004

HAN, B. The Burnout Society. Stanford, Ca: Stanford University Press, 2015, p. 12.

HAN, B. In the Swarm: Digital Prospects. Cambridge, Ma.: MIT Press, 2017.

HOPGOOD, S. Cihan Aksan and Jon Bailes. State of Nature Blog, 2017. Online at: <http://stateofnatureblog.com/one-question-fascism-part-two/>. Access in: 4 dec. 2017.

NIXON, J. Hannah Arendt: Thinking Versus Evil. Times Higher Education, 2015.

PAXTON, R. O. The anatomy of fascism. New York: Alfred A. Knopf, 2004

STEINER, G. Some Thoughts on Narrative. In: Eric Dayton, Art and Interpretation: An Anthology of Readings in Aesthetics and the Philosophy of Art. New York: Broadview Press, 1999, p. 325.

Publicado

2018-03-23

Como Citar

A. GIROUX, H. Leitura contra o fascismo na era do Trump. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 417–424, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/407. Acesso em: 24 abr. 2024.