As contribuições da leitura crítica freireana para a educação básica no Brasil

Autores

  • Aureliana da Silva Tavares
  • Janine Marta Coelho Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Suely Aragão Azevêdo Viana

Palavras-chave:

Educação Básica; Leitura crítica; pensamento freireano

Resumo

O presente artigo busca retratar a importância dos estudos freireanos para a construção de uma leitura crítica dos alunos da educação básica no Brasil do século XXI. O legado deixado pelo teórico ancorou as argumentações desenvolvidas ao longo do texto. Assim, em um país que apresenta 48,8 milhões de matrículas de alunos na Educação Básica, distribuídos em 186,1 mil escolas, com apenas 50.5% delas possuindo biblioteca e/ou sala de leitura, é indispensável que a questão da leitura seja discutida na visão freireana sob um ângulo sócio-político-econômico.

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Biografia do Autor

Aureliana da Silva Tavares

Mestranda. Universidade Federal da Paraíba – Campus 1. 

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

PHD em Educação. Universidade Federal da Paraíba – Campus 1. 

Suely Aragão Azevêdo Viana

Mestranda. Universidade Federal da Paraíba – Campus 1.

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

DA SILVA TAVARES, A.; MARTA COELHO RODRIGUES, J.; ARAGÃO AZEVÊDO VIANA, S. As contribuições da leitura crítica freireana para a educação básica no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 292–302, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/396. Acesso em: 29 mar. 2024.