O desenvolvimento da leitura e da escrita

contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica

Autores

  • Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Paulo Lopes Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Celma Regina Borghi Rodriguero Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Educação, Escrita, Função Simbólica, Leitura, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita, a fim de instrumentalizar professores e profissionais da Educação em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um texto de delineamento bibliográfico, amparado nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. Utilizamos os seguintes autores que versam sobre a temática: Luria (2018), Mukhina (2022), Vygotski (2000) e Leontiev (2004). Consideramos que essa pesquisa poderá contribuir com o fortalecimento de estudos sobre a potencialização das funções psicológicas superiores, em que destacamos as capacidades de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no munício de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2022-5923

Paulo Lopes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0241-3952

Celma Regina Borghi Rodriguero, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8979-4833.

 

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

GONÇALVES, K. K. I.; LOPES, P.; RODRIGUERO, C. R. B. O desenvolvimento da leitura e da escrita: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023017, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1179. Acesso em: 22 dez. 2024.