Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky

Autores

  • Marcos Vinicios Rabelo Procopio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio Universidad Autónoma de Madrid
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Física, conceitos, ensino, aprendizagem, desenvolvimento.

Resumo

A Física tem uma relação direta com a dificuldade de aprendizagem se forem considerados os elevados índices de desistência, reprovação, abandono ou troca de curso. Uma discussão que leve em consideração, as condições que permeiam esses fatos, pode estar ligada diretamente às estratégias de ensino e aprendizagem. Sem apontar como culpados a nenhum dos atores que compõe essa problemática (alunos e professores), o diálogo a seguir analisa, à luz dos postulados de aprendizagem e desenvolvimento e de formação de conceitos espontâneos e científicos discutidos por Vygostsky, como uma possibilidade de se compreender as interfaces desta problemática que envolve os alunos de Física.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicios Rabelo Procopio, Universidad Castilla-la Mancha

Graduado em Física (PUC/GO), Mestre em Ciências e Matemática (UFG), Doutorado (PUC/GO). Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España. ORCID: 0000-0002-5426-7785

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagogia (PUC/GO), Mestre Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra), Doutorado em Educação (Universidade de Aveiro). Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) España. ORCID: 0000-0001-9163-7266

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista de Marília (UNESP-MARÍLIA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

PROCOPIO, M. V. R.; PROCOPIO, L. V. F. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020016, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/42. Acesso em: 3 nov. 2024.

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