Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky

Autores

  • Marcos Vinicios Rabelo Procopio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio Universidad Autónoma de Madrid
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Física, conceitos, ensino, aprendizagem, desenvolvimento.

Resumo

A Física tem uma relação direta com a dificuldade de aprendizagem se forem considerados os elevados índices de desistência, reprovação, abandono ou troca de curso. Uma discussão que leve em consideração, as condições que permeiam esses fatos, pode estar ligada diretamente às estratégias de ensino e aprendizagem. Sem apontar como culpados a nenhum dos atores que compõe essa problemática (alunos e professores), o diálogo a seguir analisa, à luz dos postulados de aprendizagem e desenvolvimento e de formação de conceitos espontâneos e científicos discutidos por Vygostsky, como uma possibilidade de se compreender as interfaces desta problemática que envolve os alunos de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicios Rabelo Procopio, Universidad Castilla-la Mancha

Graduado em Física (PUC/GO), Mestre em Ciências e Matemática (UFG), Doutorado (PUC/GO). Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España. ORCID: 0000-0002-5426-7785

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagogia (PUC/GO), Mestre Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra), Doutorado em Educação (Universidade de Aveiro). Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) España. ORCID: 0000-0001-9163-7266

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista de Marília (UNESP-MARÍLIA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

Referências

ALMEIDA, L. S.. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. Coruña, Espanha, v. 14, n. 2, p. 203-215, 2007.

BARBETA, V. B., YAMAMOTO, I..Dificuldades Conceituais em Física Apresentadas por Alunos Ingressantes em um Curso de Engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n.3, p.324-341, setembro, 2002.

BRAGA, M. M. et al.. Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no Curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 1997.

CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas; FURNHAM, Adrian.. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, n. 26, 769 – 779, 2008.

CRAVINO, J.P.C..Ensino da física geral nas universidades públicas portuguesas e a sua relação com o sucesso escolar: caracterização do problema e desenho, implementação e avaliação de uma intervenção didática. Tese de doutoramento em Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, 2004.

CUNHA, S.M. E CARRILHO, D.M..O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico.Revista Psicologia Escolar e Educacional 9, 215-224, 2005.

DAVYDOV, V.V..La enseñanza escolar y el desearrollo psíquico.Moscou: Progresso.

ERIKSON, E..Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: LTC,1987.

FRANCO, A.P. de.. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de Políticas Educacionais. São Paulo, n. 4, jul.- dez., p.53-63, 2008.

GEHLEN, Simoni Tormöhlen; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; MACHADO, Aniara Ribeiro e AUTH, Milton Antonio. O pensamento de

FREIRE e VYGOTSKY no ensino de Física. Experiências em Ensino de Ciências, V.7, No. 2, 2012.

GEHLEN, S. T.; AUTH, M. A.; AULER, D..Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. In: REEC - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 7(1), 65-83, 2008. Recuperado de: http://saum.uvigo.es/reec/

GERAB, Fábio e VALÉRIO, Araceli Denise Antunez. Relação entre o desempenho em física e o desempenho em outras disciplinas da etapa inicial de um curso de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36(2), 2401, 2014.

HAWKING, S. W..Uma breve história do tempo: do Big Bang aos buracos negros. Tradução Maria Helena Torres. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2010 – resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012.

NERI, Dayse. Procedência dos alunos e o sucesso acadêmico: um estudo de Cálculo I e elementos de Física da universidade de Aveiro. (Tese de Doutorado). Portugal: Aveiro, 2006.

O’CONNOR, M.; PAUNONEN, S..Big five personality predictors of post-secondary academic performance. Personalityand individual differences, Washington, DC, v. 43, p. 971–990, 2007.

PERES, Thalitta de Carvalho e FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino Desenvolvimental: Uma alternativa para a Educação Matemática. Poésis, Unisul, Tubarão, Volume Especial, p. 10-28, Jan/Jun, 2014.

PROCOPIO, Marcos, TIBALLI, Elianda. (In)Sucesso dos acadêmicos do Curso de Física: conceitos, fatores e perspectivas. En: ZANATA, Beatriz Aparecida; ARAÚJO, SILVA, Denise; BALDINO, José Maria (Eds.) Temas de educação: olhares que se entrecruzam. Goiânia: Ed. da Puc Goiás, v.1, p.192, 2012.

RIGOTTI, José Irineu Rangel. Transição Demográfica. Educ. Real, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 467-490, 2012.

SANTOS, K. M. P. L..Avaliação emancipatória do curso de licenciatura plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, Dissertação (Mestrado em Educação Pública). Universidade Federal de Mato Grosso,1996.

SILVA, R.R.; TUNES, E.; PACHÁ, L.C.L. JUNQUEIRA, R.M. P.. Evasão e Reprovações no Curso de Química da Universidade de Brasília, Química Nova, n. 18, p. 210, 1995.

SOUZA, C. L. E.; IBANEZ, S. C. E FORSTER, M. M. S.. Evasão universitária: causas e carreiras profissionais. En: Anais do XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2001.

TAVARES, J., BRZEZINSKI, I., CABRAL, A. P., & SILVA, I.. Jornadas sobre pedagogia universitária e sucesso académico. En: TAVARES, J., BRZEZINSKI, I., CABRAL, A. P., & SILVA, I. (Eds). Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002.

TAVARES, J., & HUET, I.. Sucesso acadêmico no ensino superior: um olhar sobre o professor universitário. En: SOUSA, R. B.; SOUSA, E.; LEMOS, F. & JANUÁRIO C..Pedagogia na universidade (pp. 149-160). Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2001.

VYGOTSKY, Lev S..A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. - 7ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev. S.. A dinâmica do desenvolvimento mental do aluno escolar em função da aprendizagem. En: Lev. S. Vygotsky. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev S..A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. – São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L. LEONTIEV, A. R. & LURIA, N. A..Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone Edusp, 1988.

VYGOTSKY, L.. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: L. S. VYGOTSKY, L. LEONTIEV, A. R. & LURIA, N. A.. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (M. d. Villa Lobos, Trad., 6ª ed., pp. 103 - 117). São Paulo: Icone, 1998.

VYGOTSKY, L. pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, L..Obras escogidas II. Madrid: Visor, 1982.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

PROCOPIO, M. V. R.; PROCOPIO, L. V. F. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020016, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/42. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.