Licenciandos de educação física no contexto do estágio curricular supervisionado
um estudo sobre indicadores de acolhimento
Palavras-chave:
Acolhimento no estágio, Formação de professores, Estágio curricular supervisionado, Educação físicaResumo
O objetivo desta pesquisa foi levantar indicadores do modelo de receptividade ao estagiário de Educação Física realizados nas escolas, pelos Professores Supervisores (PS), durante a atividade de Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa recorreu ao método qualitativo, por meio de estudo de casos, a partir de uma perspectiva de modelo analítico descritivo. Os participantes foram um Professor Supervisor de Educação Física e de seu estagiário. Os dados coletados pelos instrumentos de Notas de Campo, Entrevistas Semi-Estruturadas e Documento do Relatório Final do estagiário foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados dessa investigação revelaram que o modelo adotado pelo PS foi de Recepção. O PS autorizou o início do estágio, porém sem o devido acolhimento e orientação necessários a estagiária.
Downloads
Referências
ARAÚJO, S. Acolhimento no estágio: entre modelos e possibilidades de formação docente. 2014. 202 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENITES, L. C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. A prática de ensino como possibilidade de reflexão: concepções dos professores-colaboradores. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012. v. 2, p. 563-574.
BENITES, L. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001, de 2 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 31, 18 jan. 2002. Available: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Access: 10 Jan. 2021.
BUENO, B.; SOUZA, D. Pedagogia contemporânea e formação de professores em serviço: lógicas e dispositivos de um modelo em expansão. In: BITTAR, M. Formação de professores. São Paulo: Edufscar, 2012.
CARVALHO, M. M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 111-120, jan./mar. 2000. ISSN: 1806-9452. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100013
MOTA, D. Licenciandos de Educação Física no contexto do Estágio Curricular Supervisionado: um estudo sobre indicadores de acolhimento. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020.
PIMENTA, S.; LIMA, M. Estágio e docência. Ed. São Paulo: Cortez: São Paulo, 2019.
SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.