Licenciandos de educação física no contexto do estágio curricular supervisionado

um estudo sobre indicadores de acolhimento

Autores

Palavras-chave:

Acolhimento no estágio, Formação de professores, Estágio curricular supervisionado, Educação física

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi levantar indicadores do modelo de receptividade ao estagiário de Educação Física realizados nas escolas, pelos Professores Supervisores (PS), durante a atividade de Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa recorreu ao método qualitativo, por meio de estudo de casos, a partir de uma perspectiva de modelo analítico descritivo. Os participantes foram um Professor Supervisor de Educação Física e de seu estagiário. Os dados coletados pelos instrumentos de Notas de Campo, Entrevistas Semi-Estruturadas e Documento do Relatório Final do estagiário foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados dessa investigação revelaram que o modelo adotado pelo PS foi de Recepção. O PS autorizou o início do estágio, porém sem o devido acolhimento e orientação necessários a estagiária.

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Biografia do Autor

Diane Mota Lima, Universidade Estadual Paulista

Mestrado em Educação Física. Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Miguel Ataíde Pinto da Costa, Colégio Pedro II - RJ

Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública. Escola Nacional de Saúde (FIOCRUZ). Professor em regime de dedicação exclusiva do Colégio Pedro II. Campus Realengo.

José Henrique dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

LIMA, D. M. .; DA COSTA, M. A. P. .; DOS SANTOS, J. H. . Licenciandos de educação física no contexto do estágio curricular supervisionado: um estudo sobre indicadores de acolhimento. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021015, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/457. Acesso em: 10 dez. 2024.