Dinâmicas em sala de aula

liberdade e interação social na produção do conhecimento

Autores/as

  • Jéssica Santana Assumpção de Oliveira
  • Silmara Silveira Lourenço
  • Hylio Laganá Fernandes Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Estágio. Biologia. Formação docente. Metodologia

Resumen

Pesquisa-ação desenvolvida durante disciplina de estágio curricular do curso Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba, a fim de potencializar a formação docente. Abordou
metodologias pautadas na interação social para o processo de construção do saber no ensino de biologia em escolas
públicas; visando romper com o método tradicional de ensino que devido ao caráter transmissivo e desvinculado
do interesse dos estudantes torna a aprendizagem desgostosa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Santana Assumpção de Oliveira

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestranda em Biotecnologia e pesquisadora na área da biotecnologia com ênfase no desenvolvimento de nanobiossensores

Silmara Silveira Lourenço

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestranda em Educação e
pesquisadora na área de gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia

Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas, professor pesquisador da Universidade Federal de São Carlos na área da educação com ênfase em formação de professores e recursos didáticos

Citas

ANTUNES, Adriana M. A utilização de metodologias lúdicas no ensino de Biologia: Estudo do valor educativo de jogos em escola urbana e rural. Disponível em: <http://www.ceped.ueg.br/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt04_fisica_quimica_biologia_ciencias/trab_gt04_a_utilizacao_de_metodologias_ludicas.pdf>. Acesso em 6 de novembro de 2014.

CAMPOS, Luciana M. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: Uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em 7 de novembro de 2014.

DAVIS, Cláudia; SILVA, Maria A. S.; ESPOSITO, Yara L.. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cad. Pesq., São Paulo (71): 49-54, novembro 1989.

DEMARTINI, Gabriel R. Articulação entre Paulo Freire e Herbert Marcuse para uma educação sexual humanizadora. 2015. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pósgraduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.

ENGEL, Irineu G. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 200. Disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_16/irineu_engel.pdf>. Acesso em 3 de dezembro de 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 14ª ed, 2011.

______, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 60ª ed., 2016.

JORGE, Viviane L. Biologia Limitada: Um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1580.pdf>. Acesso em 06 de novembro de 2014.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.

LUCCI, Marcos A. La propuesta de Vygotsky: la psicología sócio-histórica. Revista de currículum y formación del profesorado, 10, 2. 2006.

MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, p. 64-66. 2001.

OLIVEIRA, João F.; MORAES, Karine N.; DOURADO, Luiz F. Função social da educação e da escola. 2009. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br>. Acesso em: 20 Maio 2017.

PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf>. Acesso em 10 de dezembro de 2014.

RABELLO, Elaine; PASSOS, José S. Vygotsky e o Desenvolvimento Humano. Disponível em: <http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf>. Acesso em 10 de dezembro de 2014.

ROGERS, Carl R. Liberdade para aprender. 2 ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1972.

SILVEIRA, Fabiana da. A contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

TRIPP, David. Pesquisa ação: Uma introdução metodológica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em 10 de dezembro de 2014.

VICENTE, Paulo. Jogos de empresas. São Paulo: MAKRON Books. 2001.

Publicado

2022-07-27

Cómo citar

OLIVEIRA, J. S. A. de; LOURENÇO, S. S.; FERNANDES, H. L. Dinâmicas em sala de aula: liberdade e interação social na produção do conhecimento. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 18–34, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/676. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.