O cuidado de si e as três ecologias

problematizando uma formação

Autores

  • Ana Paula dos Santos Rivaroli
  • Roselaine Machado Albernaz IFSul, campus Pelotas

Palavras-chave:

Cuidado de si. Ecosofia. Formação.

Resumo

Este texto trata da formação de professores por um viés filosófico. A partir de dois conceitos, “o cuidado
de si” e “as três ecologias”, criados pelo filósofos contemporâneos Michel Foucault e Félix Guattari, foi possível
fazer aproximações e repensar a formação de alguns professores que buscam, numa filosofia prática, alternativas
para enfrentar mudanças no cotidiano de suas vidas e na escola. A formação pensada é diferente da tradicional,
mas está próxima a um processo contínuo de problematização de uma prática docente preocupada com questões
que envolvem a vida, o cotidiano, a contemporaneidade, dando atenção às relações entre as pessoas, com o mundo
e consigo. Essa formação dá-se por consequência de um processo ético-político-estético, característico dos
conceitos filosóficos aqui tratados. Para desenvolver a escrita, foram utilizadas como referencial teórico as
Filosofias da Diferença.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Rivaroli

Técnica em Química pelo IFSul, Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSul. Instituição

Roselaine Machado Albernaz, IFSul, campus Pelotas

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Professora IFSul, campus Pelotas.

Referências

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

RIVAROLI, A. P. dos S.; ALBERNAZ, R. M. O cuidado de si e as três ecologias: problematizando uma formação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 174–189, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/689. Acesso em: 19 abr. 2024.

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