Algumas Lacunas na Formação Inicial
o que dizem os egressos de uma licenciatura?
Palavras-chave:
Formação inicial. Lacunas. Licenciatura em Química.Resumo
Este estudo analisou algumas lacunas na formação acadêmica dos egressos de um curso de Licenciatura em Química. Por meio de um questionário online, houve o levantamento dos dados, que revelaram alguns limites na formação inicial. Os participantes evidenciaram problemas na estrutura curricular relacionados a pré-requisitos desnecessários, desarticulação das disciplinas, falta de reflexão na formação do professor, escassez de componentes curriculares voltadas para o Ensino de Química, revelando o curso como um apêndice de bacharelado. Outra lacuna sinalizada foi sobre o distanciamento que há entre a escola e a universidade, com poucas discussões formativas em relação aos ambientes escolares.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. MEC. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2019: Notas Estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6798882. Acesso em 26 abr. 2020.
______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. DOU, Brasília, DF, n. 98, 24 maio 2016, Seção 1, p. 44-46.
______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. Brasília, n. 12, p. 59, 13 jun. 2013, Seção 1.
CORRÊA, R. G.; MARQUES, R. N. Formação inicial de professores de Química no estado de São Paulo: perfil profissional e campo de atuação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-9. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1202-1.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
DAITX, A. C.; LOGUERCIO, R. Q.; STRACK, R. Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 153-178, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/111. Acesso em: 24 abr. 2021.
ECHEVERRÍA, A. R. BENITE, A. M. C. SOARES, M. H. F. B. A pesquisa na formação inicial de professores de química: a experiência do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (RASBQ), 30., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: SBQ, 2007. Disponível em: http://www.sbq.org.br/30ra/Workshop%20UFG.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
FERREIRA, Á. C., GUERRA, A. A construção da identidade docente de licenciados em Física e Matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 1, p. 86-99, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7455. Acesso em: 04 maio 2021.
GALIZA, L. S.; SILVA, J. G.; SILVA, M. A. A. As contribuições do PIBID para a formação continuada dos professores da Educação Básica: algumas reflexões dos professores supervisores. Revista Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, v. 1, Dossiê n. 5, p. 200-223, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32534. Acesso em: 29 abr. 2021.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GAUCHE, R.; et al. Formação de Professores de Química: concepções e proposições. Química Nova na Escola, n. 27, p. 26-29, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/05-ibero-4.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
PALHARES, I. Destaque e discriminação marcam cem anos das mulheres na química. ComCiência, n. 130, n.p., 2011. Disponível em: https://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=68&id=861. Acesso em: 11 mar. 2021.
ROCHA, G. B. Uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional dos egressos da Licenciatura em Química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
SANTANA, K. S. Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Licenciatura em Química: uma análise documental das produções acadêmicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
SANTOS, D. M.; NAGASHIMA, L. A. Necessidades formativas dos professores de química: a questão do “saber” e o “saber fazer” em suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 2, n. 4, p. 76-99, 2017. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/740. Acesso em: 26 abr. 2021.
SCHNETZLER, R. P. Educação Química no Brasil: 25 anos de ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. (Org.). Educação Química no Brasil: Memórias, Políticas e Tendências. 2. ed. Campinas: Átomo, 2012. p. 17-38.
SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Formação Inicial de Professores de Química: Formação Específica e Pedagógica. In: NARDI, R. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 43-57.
SILVA, M. A. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade, experimentação e Formação inicial de professores de Química: explorando possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2017/03/Mara-A-Alves-da-Silva.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
______. Docência Universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33355. Acesso em: 10 maio 2021.
SILVA; M. A. A.; SILVA; J. G. Docência Universitária em Química: reflexões sobre a formação acadêmica e a atuação profissional dos professores universitários. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2020. p. 77-92.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G. A formação dos formadores de química: sobre os silenciamentos legislativos e institucionais. Boletim da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, n. 2, p. 2 - 2, 17 jul. 2020. Disponível em: https://sbenq.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Boletim_SBEnQ_02_17_07_2020.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.
______. Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA. Ensino em Perspectivas, v. 2, p. 1-16, 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5024. Acesso em: 28 abr. 2021.
______. A Pedagogia como Ciência da Educação: reflexões epistemológicas e contribuições na formação docente. Educere et Educare, v. 16, n. 38, p. 32-51, 2021b. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 29 abr. 2021.
SILVA, R. S.; SILVA, M. A. A.; SILVA, J. G. Limites e Potencialidades de uma Oficina Temática como estratégia para o ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 207-230, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7197. Acesso em: 28 mar. 2021.
TOZONI-REIS, M.F.C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.