O cuidado de si e as três ecologias

problematizando uma formação

Autores

  • Ana Paula dos Santos Rivaroli Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Armando Fagundes
  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Palavras-chave:

Cuidado de si. Ecosofia. Formação.

Resumo

Este texto trata da formação de professores por um viés filosófico. A partir de dois conceitos, “o
cuidado de si” e “as três ecologias”, criados pelo filósofos contemporâneos Michel Foucault e Félix Guattari, foi possível fazer aproximações e repensar a formação de alguns professores que buscam, numa filosofia prática, alternativas para enfrentar mudanças no cotidiano de suas vidas e na escola. A formação pensada é diferente da
tradicional, mas está próxima a um processo contínuo de problematização de uma prática docente preocupada com questões que envolvem a vida, o cotidiano, a contemporaneidade, dando atenção às relações entre as pessoas, com o mundo e consigo. Essa formação dá-se por consequência de um processo ético-político-estético, característico dos conceitos filosóficos aqui tratados. Para desenvolver a escrita, foram utilizadas como referencial teórico as Filosofias da Diferença

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Rivaroli, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Armando Fagundes

Técnica em Química pelo Instituto Federal Sul-riograndense, Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Suficiente em Citotecnologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC). Atualmente é Citotécnica na Empresa CAP, Professora do Estado do Rio Grande do Sul. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Magistério Público Estadual. Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Armando Fagundes

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Graduada em Ciências Habilitação Em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas UCPel(1983). Especialista em Educação pela UCPel (1994). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Campus Pelotas. Experiência nas áreas de Matemática, Educação, Educação Ambiental e Educação a Distância. 

Referências

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução Claudia Sant’Anna Martins; Revisão da tradução Renato Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GARRÉ, Bárbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.16, n.3, p.426-439, set./dez. 2014. ISSN 1676-2592. Disponível em: . Acesso em: 10 julho 2016.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt; Revisão da tradução Suely Rolnik. 21ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012a.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2012b.

GUATTARI, Félix. ¿Qué es la ecosofia?: textos presenteados y agenciados por Stéphane Nadaud. 1º ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cactus, 2015.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. 12 Edição. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

LARROSA, J.; Et al. Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação/Marisa Vorraber Costa (Organizadora). 3ª Ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

MAGNAVITA, Alexey Dodsworth. A filosofia para questões urgentes. Filosofia: ciência e vida, Ano VI. Nº 72. Julho 2012.

SERRES, Michel. Tempo de crise. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

RIVAROLI, A. P. dos S.; ALBERNAZ, R. M. O cuidado de si e as três ecologias: problematizando uma formação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 192–208, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/370. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de seção livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)