A formação docente na perspectiva da produção acadêmica (2011 – 2016)

o caso dos Institutos Federais/Brasil

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
  • Marília Costa Morosini PUCRS

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Básica. Institutos Federais. Educação Superior.

Resumo

O presente estudo busca compreender como a Formação de Professores da Educação Básica, no contexto
dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, se apresenta junto a produção acadêmica (2011 – 2016)
de Programas de Pós-Graduação brasileiros, a partir dos diferentes saberes docentes constitutivos da formação.
Nesse sentido, utilizamos como metodologia na produção dos dados, os princípios de construção de Estados de
Conhecimento. Os resultados deste estudo apontam um decréscimo no quantitativo dos estudos dentro da temática
nos últimos anos, e evidência como os saberes advindos da formação e da experiência ganham destaque dentro do
campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Marília Costa Morosini, PUCRS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES/PUCRS).

Referências

AMARAL, J. C. S. R. do. O Fortalecimento da Gestão Gerencial nas Políticas Educacionais: O Caso da Política de Gestão da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. In: PERONI, V. M. V; ROSSI, A. J. Políticas Educacionais em Tempos de Redefinições do Papel do

Estado. 2010.

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF. Seção 1, ano CXLV, n. 253, 2008.

DIDRIKSSON, A. Universidad, Responsabilidad Social y Bien Publico: el debate desde América Latina. Mexico: Universidad de Guadalajara, p. 123-151, 2012.

FERREIRA, N. S. de. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago, 2002.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007

FONTOURA, J. S. D. de. A; MOROSINI, M. C. A Educação Superior à Luz da Produção do Conhecimento: O Contexto Emergente dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional da Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 167-185, jan./abr. 2017.

MELO, M. V. Três décadas de Pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: Um Estudo Histórico a partir de Teses e Dissertações. 230 f. Dissertação (Mestrado em 460 Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do. C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, Apr. 2006.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

MOROSINI, M. C. Qualidade da Educação Superior e Contextos Emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: A Produção Recente em Teses e Dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 33, p. 1-27, 2017.

ROMANOWSKI, J. P. Licenciaturas no Brasil: Um Balanço das Teses e Dissertações (1990 - 1998). 2002. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2002.

SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em Ensino de Biologia. 2004. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2004.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila; MOROSINI, M. C. A formação docente na perspectiva da produção acadêmica (2011 – 2016): o caso dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 190–204, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/690. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.