A formação docente na perspectiva da produção acadêmica (2011 – 2016)

o caso dos Institutos Federais/Brasil

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
  • Marília Costa Morosini PUCRS

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Básica. Institutos Federais. Educação Superior.

Resumo

O presente estudo busca compreender como a Formação de Professores da Educação Básica, no contexto
dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, se apresenta junto a produção acadêmica (2011 – 2016)
de Programas de Pós-Graduação brasileiros, a partir dos diferentes saberes docentes constitutivos da formação.
Nesse sentido, utilizamos como metodologia na produção dos dados, os princípios de construção de Estados de
Conhecimento. Os resultados deste estudo apontam um decréscimo no quantitativo dos estudos dentro da temática
nos últimos anos, e evidência como os saberes advindos da formação e da experiência ganham destaque dentro do
campo de estudo.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Marília Costa Morosini, PUCRS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES/PUCRS).

Referências

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila; MOROSINI, M. C. A formação docente na perspectiva da produção acadêmica (2011 – 2016): o caso dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 190–204, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/690. Acesso em: 21 dez. 2024.

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