Formação docente para a internacionalização:

Perspectivas discentes sobre vivências em um MBA na área da gestão

Autores

  • Silvia Adriana da Silva Soares Universidade La Salle
  • Marcio Leandro Michel Universidade La Salle
  • Cleusa Maria Gomes Graebin Universidade La Salle

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior., Formação docente para a internacionalização., Vivência Internacional., Perspectivas discentes sobre a internacionalização.

Resumo

O objetivo do artigo consiste em sinalizar, aos docentes que têm interesse em trabalhar atividades de internacionalização na Educação superior, aspectos indicados por estudantes de MBA de uma escola de negócios como significativos para sua aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que viagens internacionais são uma excelente oportunidade de vivência internacional, mas o formato precisa atender às expectativas discentes. Os estudantes de MBA estão ávidos por temáticas contemporâneas e desafiadoras no que tange à gestão: inovação, liderança e diversidade nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Adriana da Silva Soares, Universidade La Salle

Mestra em Educação. Universidade La Salle. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4346-9952

Marcio Leandro Michel, Universidade La Salle

Administrador de Empresas (Unisinos). Especialista em Administração de Serviços (Unisinos). Mestre em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle). Doutorando em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle). Executivo da área de Comércio Exterior por mais de 20 anos, tendo atuado no RS, SC e SP. Gestor educacional com mais de 20 anos de experiência no ensino superior, tendo atuado na gestão das áreas de Extensão, Pós-graduação Lato Sensu, Escola de Negócios, Escola de Saúde, Expansão (Polos EaD) e Novos Negócios. Atual Pró-reitor Acadêmico Adjunto da Universidade La Salle. Atualmente é professor do curso de Administração da Universidade La Salle. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1720-7118

Cleusa Maria Gomes Graebin, Universidade La Salle

Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em História-Licenciatura pela Universidade La Salle (1995). Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Universidade La Salle. Atualmente é professora e coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle (Universidade La Salle); vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade; Editora da Mouseion Revista Eletrônica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2919-5687

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARVALHO, A. A. de. Cooperação Internacional em Educação Superior. In: SEMINÁRIO. INTERNACIONALIZAÇÃO: Desafio para Universidade, 1. 2014. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://www.pucrs.br/eventos/internacionalizacao/ downloads/22.10-cooperacao-internacional-em-educ.-superior-almerinda-a-de-carvalho.pdf. Acesso em: 6 jan. 2019.

COWEN, M.F.: Latin American Universities, Academic Freedom and Autonomy: a long term myth? Comparative Education. Vol 38, no 4, p. 471-484, 2002.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade e novos modos de produção, circulação e aplicação do conhecimento. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 643-662, nov. 2014.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

FOSSATTI, P. MIRANDA, J. A. A. de. MOEHLECKE, C. Internacionalização das IES Brasileiras: uma análise crítica ante as dificuldades na gestão. XV Colóquio Internacional De Gestão Universitária – CIGU: Desafios da Gestão Universitária no Século XXI. Mar del Plata – Argentina. 2, 3 e 4 de dezembro de 2015.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

HAIR JÚNIOR, Joseph F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SARAIVA, Adriana. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Agência IBGE de Notícias. 27 nov. 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5-milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos. Acesso em: 30 abri. 2019.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAZZI, Carolina. RIBAS, Raphaela. A jovem geração de especialistas. O Globo – Economia. 30 nov. 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/emprego/a-jovem-geracao-de-especialistas-14690934. Acesso em: 30 abr. 2019.

MELLO, Carlos (Org.). Métodos quantitativos: pesquisa, levantamento ou survey. 2013. Disponível em: http://www.carlosmello.unifei.edu.br/Disciplinas/Mestrado/PCM-10/Slides-Mestrado/Metodologia_Pesquisa_2012-Slide_Aula_9_Mestrado.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.

MIRANDA, José Alberto Antunes de. STALLIVIERI, Luciane. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 589-613, 2017.

MIRANDA, José Alberto. FOSSATTI, Paulo. Gestão da internacionalização da Educação Superior: desafios para o desenvolvimento do estudante global. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.23 n.2, p. 273-289, maio/ago., 2018.

O ESTADÃO. O ensino da língua inglesa no Brasil. 22 jun. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/cambridge-english/o-ensino-da-lingua-inglesa-no-brasil/. Acesso em 30 abr. 2019.

STALLIVIERI, Luciane. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2004.

WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: a historical, comparative and conceptual analysis. Boston: Library of Congress, 2002.

YIN, Robert. Estudo de Caso. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

SOARES, S. A. da S.; MICHEL, M. L.; GOMES GRAEBIN, C. M. Formação docente para a internacionalização: : Perspectivas discentes sobre vivências em um MBA na área da gestão. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022006, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/754. Acesso em: 19 maio. 2024.