Cuidar dos professores para cuidar da escola
Palavras-chave:
Permanência dos professores., Escola pública., Condições de trabalho docente.Resumo
Este artigo visa apresentar como a questão do cuidar permeia as ações empreendidas por uma escola da rede pública estadual de São Paulo, resultando na permanência dos professores. Foram realizadas entrevistas na modalidade reflexiva com sete professores da referida unidade. A análise qualitativa dos dados resultou na percepção de que o cuidado com a infraestrutura, as famílias, o aprendizado – tornando perceptíveis os resultados de aprendizagem –, a disciplina, o trabalho coletivo e com o clima escolar faz com que o professor se sinta valorizado em sua atividade profissional, fator que contribui para que os professores escolham permanecer na escola.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N de S. (orgs.) O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 6.ed., São Paulo, Edições Loyola, 2012.
ALVES, L. et al. Remoção de Professores e desigualdades em territórios vulneráveis. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.122-145, dez/2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/292. Acesso em: 10 mar. 2023.
ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT. H. Entre o passado e o futuro. 8.ed. Perspectiva: São Paulo, 2019.
BUARQUE, M. Categoria O: número de professores precarizados cresce em São Paulo. Notícias 2018, 05 out. 2018. APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. [online]. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias-2018/categoria-o-numero-de-professores-precarizados-cresce-em-sao-paulo/. Acesso em: 31 nov. 2021.
CASASSUS, J. A escola e a desigualdade. Brasília: Plano Editora, 2002.
CASTRO, E. M. de. A escola que eu quero: um estudo sobre permanência dos professores em uma escola estadual de São Paulo. Dissertação (mestrado) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo. 2019.
CUNHA, E. B. Rotatividade Docente na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Tese (doutorado) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.
FRANCO, C. et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2007, v. 15, n. 55, p.277-298. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xmrGSs8Y9Cx8dYTVHtWFwfL/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.
FUNDAÇÃO SEADE. Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. São Paulo, 2010. Disponível em: http://ipvs.seade.gov.br/view/index.php. Acesso em: 29 mai. 2023.
GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil: relatório final de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2009. Disponível em: http://www.zerohora.com.br/pdf/15141177.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.
GOVEIA, R. I. do C. O desafio da retenção de professores em escolas do campo: o caso da Escola Estadual José Franco em Caldas – MG. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Minas Gerais, 2017.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Nota Técnica CGCQTI/DEED/INEP nº 11/2015 (Assunto: Indicador de regularidade do docente da Educação Básica) Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_regularidade_vinculo/nota_tecnica_indicador_regularidade_2015.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Dados do Censo Escolar 2017. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2018a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2017.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Dados do Censo Escolar – Professores permanecem trabalhando mais em escolas privadas. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2018b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-professores-permanecem-trabalhando-mais-em-escolas-privadas/21206. Acesso em: 12 set. 2018.
LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp.65-88. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16830.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
LEMOS, J. C. G. Do encanto ao desencanto, da permanência ao abandono: o trabalho docente e a construção da identidade profissional. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Education at a Glance 2018: OECD Indicators. OECD Publishing, Paris. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2018-en. Acesso em: 25 out. 2018.
SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. (Série Pesquisa, v. 4).
SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R. de; PRANDINI, R. C. R. Perspectivas para análise de entrevistas. In: SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
VINHA, T. P. et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 64, p.96-127, jan./abr. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3747. Acesso em: 20 out. 2018.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WALLON, H. Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In: WEREBE, M. J.; NADEL-BRULFERT, J. (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo, Ática, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.