The pact for the strengthening of middle school

where does the teacher training program go?

Authors

  • Shirlei de Souza Corrêa UNIVALI
  • Maike Cristine Kretzschmar - Ricci Secretaria da Educação de Santa Catarina

Keywords:

Continuing education. Public policy. High school.

Abstract

The movement called the National Pact for the Strengthening of Secondary Education, launched by the Ministry of Education in 2013, consolidated, among other issues, the continuing education program for teachers in secondary schools. The novelty of this formation consolidated an important movement in Brazilian education - considering the problems experienced historically by this stage and the search for their articulation.
The socialized results show the success of this program, pointing out changes in school everyday life. However, due to the change of government (2016), this project, among others, was abruptly interrupted, thus consolidating the historical characteristic of the discontinuity of public policies in Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Shirlei de Souza Corrêa, UNIVALI

Pedagoga, Mestrado em Educação e Doutorado em curso pela UNIVALI – Itajaí/SC. Docente do curso de
Pedagogia. 

Maike Cristine Kretzschmar - Ricci, Secretaria da Educação de Santa Catarina

Pedagoga, Mestre em Educação na UDESC. Gerente de Supervisão da Educação Básica e Profissional da
Secretaria da Educação de Santa Catarina. 

References

ARAÚJO, K. H.; PAULO, A. F. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: o desafio de inserir o campo temático da educação inclusiva na formação de professores. Revista Espaço Acadêmico, n. 179.

BALL, S.J.; BOWE, R. Subjectdepartmentsandthe “implementation” of National Curriculum policy: an overview oftheissues. Journalof Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. xxviixliii, 2001.

BRASIL. Decreto n° 6253 de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Brasília. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6253.htm. Acesso em: 19 jun. 2017.

BRASIL. Decreto n 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010 2007 / decreto / d6 094.htm. Acesso em: 27 mar. 2017.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI, da Constituição Federal. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, DF, 11 nov. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm. Acesso em: 26 jan. 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996. Casa Civil da Presidência da República. Brasília. DF 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/civil03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14 Abril 2016

BRASIL. Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação. Ministério da Educação. Brasília. DF. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/16689-saiba-mais-programa-mais-educacao. Acesso em: 18 dez.2017.

BRASIL. Portaria nº 971 de 09 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador com vistas a apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio não profissional. Ministério da Educação, Diário Oficial da União, 13/10/2009. Pág. 52, seção 1. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/1634-port-971/file. Acesso em: 17 maio 2016

BRASIL. Portaria n° 1.140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do ensino médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. Ministério da Educação, Diário Oficial da União, de 25/11/2013, nº 228, Seção 1, p. 24. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_ambiental/subsidios_teoricos.pdf. Acesso em: 24 fev. 2018.

BRASIL. Programa Ensino Médio Inovador/Documento orientador. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica – Diretoria de Concepções e Orientações para a Educação Básica – Coordenação Geral de Ensino Médio. Brasília 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ensino_medioinovador .pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União. 31 jan. 2012, Seção 1, p. 20. Brasília, 2012. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/resolucaoceb00230012012 .pdf. Acesso em: 04 maio 2015.

CORRÊA, S. S. As questões e os questionamentos: o que é ser jovem, e o que é ser aluno? In: Professores de Ensino Médio em formação: saberes e experiências. Florianópolis: UFSC, 2015.

DANTAS, J. S. Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 293-310, maio/ago. 2017.

DAYRELL, J. A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas. Relatório de Pesquisa. UNICEF/MEC, 2012. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/pesquisa-unicef-a-exclusao-de-jovens-de-15-a-17-anos-no-ensino-medio-no-brasil/. Acesso em: 01 jul. 2017.

GATTI, B. A. Análise da política públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Anped; v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.

GRIKE, Fabiana. Concepções de interdisciplinaridade: o programa ensino médio inovador. 2016, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação.) Faculdade de Educação – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1738. Acesso em: 02 mar. 2017.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KRAWCZYK. Nora. Sob a lógica do mercado. Entrevista para o Observatório do Ensino Médio da UFPR. Curitiba. Publicada na Revista Carta na Escola, edição 87, de junho de 2014.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 38, n.1, p. 13-28, 2012.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MOEHLECKE, S. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 39-50, 2012.

MOLL, J. O PNE e a educação integral: desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 369-381, jul./dez., 2014.

MORESCHO S., DELIZOICOV N. A importância da formação continuada do PNEM na Gered de Chapecó/SC. Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Disponível em: https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/60463.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.

NOSELLA, P. Ensino Médio: Em busca do princípio pedagógico. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1051-1066, out.-dez. 2011.

OLIVEIRA, M. E. M. Um olhar e várias formas de mudar a trajetória de insucesso no ensino médio. In: Professores de Ensino Médio em formação: saberes e experiências. Florianópolis: UFSC, 2015.

SAVIANI, D. A última do "Ensino Médio". Evento: Contrarreformas Neoliberais e os caminhos da Esquerda, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TnpnRq21Iuc. Acesso em: 15 fev. 2017.

SILVA. M. R. (Org.) O Ensino Médio: suas políticas, suas práticas: estudos a partir do programa Ensino Médio Inovador. Curitiba: UFPR, Setor de Educação, 2016.

SIMÕES, C. A. Políticas Públicas do Ensino Médio - Iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 111-125, jan./jun. 2011.

Published

2018-03-23

How to Cite

DE SOUZA CORRÊA, S.; CRISTINE KRETZSCHMAR - RICCI, M. The pact for the strengthening of middle school: where does the teacher training program go?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 362–376, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/403. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.