Pesquisas sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil

Autores

  • Paula Fernanda Paiva Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcia Betania Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Reforma, Ensino Médio, Revogação

Resumo

Este artigo apresenta estado conhecimento sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil (Lei nº 13.415/2017). Trata de um estudo qualitativo, com mapeamento de pesquisas publicadas no recorte 2017-2021, na BDTD e no portal de Periódicos da CAPES. Destaca, ainda, o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, como sistemática de atender o cronograma da implementação do Novo Ensino Médio. Aponta movimentos para revogação da reforma em pauta. Os resultados consideram formato autoritário/antidemocrático da reforma, acentuando a dualidade e fragilidades do ensino médio; os debates, pesquisas, se articulam na defesa de uma educação básica democrática que contemple as juventudes brasileiras

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Biografia do Autor

Paula Fernanda Paiva Fernandes , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação. POSEDUC - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Marcia Betania Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

FERNANDES , P. F. P.; OLIVEIRA, M. B. Pesquisas sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1055. Acesso em: 22 dez. 2024.

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