Ensino e aprendizagem na educação básica

perspectiva de estudantes para a formação docente

Autores/as

  • Sueli de Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Isabel de Almeida Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Escolas. Estudantes. Conhecimento. Formação de professores.

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar as contribuições de estudantes de meios populares para a formação do professor do Ensino Fundamental, a partir do diálogo com estudos da área da Didática, especialmente sobre as suas relações com a escola e o saber escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sueli de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores - GEPEFE – FEUSP

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores - GEPEFE – FEUSP

Citas

ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

ALMEIDA, Maria Isabel; GHEDIN, Evandro; LEITE, Yoshie. Formação de professores  caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Liber, 2008.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2009. v.1.e 2.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo, Cortez, 2013.

______, Bernard. A relação com o saber nos meios populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Legis, 2009.

______, Bernard. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DOMINGUES, Isaneide. Grupos dialogais: compreendendo os limites entre pesquisa e formação. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio (Orgs.). Começando uma conversa sobre currículo. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2006.

GATTI, Bernadete. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Revista da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, v. 38, n. 1, 2012.

MOREIRA, Sueli de Lima. O sentido da aprendizagem escolar para jovens de meios populares. São Paulo. USP, 2014.

NÓVOA, António. Nada substitui um bom professor: proposta para uma revolução no campo da formação do professor. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo, Ed UNESP, 2011.

PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renuncia à educação. São Paulo: Ed Xamâ, 2003.

PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2011.

PIMENTA, Selma G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 2002.

PNAD 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2012/default_sintese.shtm>. Acesso em: 29 fev 2016.

SILVA JUNIOR, Celestino. A escola pública como local de trabalho. São Paulo: Cortez, 1990.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Para além do pensamento abissal – das linhas globais e uma ecologia dos saberes. Novos Estudos - Cebrap, n. 79, nov. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 abr. 2014.

TORRES, Rosa Maria. Itinerários da educação latino-americana. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2001.

VALENTINI, Luisa. Um laboratório de antropologia: o encontro entre Mario de Andrade, Dina Dreyfus e Claude Lévi-Strauss (1935-1938). São Paulo: Alameda, 2013.

Publicado

2016-12-10

Cómo citar

LIMA, S. de; ALMEIDA, M. I. de. Ensino e aprendizagem na educação básica: perspectiva de estudantes para a formação docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 56–74, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1298. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.