Saber experiencial e conhecimento profissional docente

implicações epistemológicas e formativas

Autores/as

  • Maria Leonor Borges Universidade do Algarve

Palabras clave:

Saber experiencial, conhecimento profissional docente, epistemologia da prática, formação inicial de professores.

Resumen

Aborda-se o papel do saber experiencial na construção do conhecimento profissional docente e reflete-se sobre as suas implicações em termos epistemológicas e de formação de professores. Argumenta-se quanto à necessidade de implementar uma prática de formação inicial de professores que capacite os futuros profissionais, quer para um desempenho profissional autónomo e ativo, quer para a sua consciencialização de apenas ter iniciado um processo de aprendizagem e construção da profissionalidade que continuará e se renovará ao longo do seu percurso profissional

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Biografía del autor/a

Maria Leonor Borges, Universidade do Algarve

Doutora em Educação, Universidade do Algarve, pesquisadora do centro de investigação CIEO - Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações, Universidade do Algarve.

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Publicado

2016-08-01

Cómo citar

BORGES, M. L. Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 147–162, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1421. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos