Africanidades, Matemática e Teatro de Mamulengos

uma encruzilhada de saberes e reflexões

Autores

  • Anthonny Ewerton Marinho de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Cristiane de Arimatéa Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Jose Ivanildo Felisberto de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ancestralidade. Oralidade. Teatro de Mamulengos. Matemática Africana.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir sobre ancestralidade e oralidade como dimensões das africanidades em uma proposta teatral que articula, por meio do Teatro de Mamulengos, sabedorias afrodiaspóricas e a valorização do legado matemático africano. Analisamos Trechos Narrativos do espetáculo teatral intitulado MatemÁfrica: raízes do voo da Sankofa e a potência do Boi-Bumbá. Neste sentido, destacamos as encruzilhadas e cruzos como potencializadores de propostas outras no campo da Educação Matemática. A noção de atravessamentos guia as discussões neste texto, possibilitando perspectivas decoloniais que tensionam a matemática e o seu ensino, bem como a formação de professores que ensinam matemática. Os trechos narrativos revelam que tais sabedorias podem contribuir com um ensino de matemática numa perspectiva antirracista, quer seja na discussão das origens da Matemática e dos artefatos matemáticos produzidos em África, quer seja no Teatro de Mamulengos enquanto uma forma de resistência originada no chão das senzalas, quer seja no reconhecimento da ciência produzida na cultura oral das sabedorias ancestrais. 

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Biografia do Autor

Anthonny Ewerton Marinho de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pernambuco.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6626-7355

Cristiane de Arimatéa Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4598-2074

Jose Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3981-4805

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

VASCONCELOS, A. E. M. de; DE ARIMATÉA ROCHA, C.; FELISBERTO DE CARVALHO, J. I. Africanidades, Matemática e Teatro de Mamulengos: uma encruzilhada de saberes e reflexões. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023008, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/937. Acesso em: 13 out. 2024.