Formação docente e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Matemática na Educação Básica
Palabras clave:
Formação de Professores. Tecnologias Digitais. GeoGebra. TPACK.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma proposta de Formação Docente para
o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de matemática, por meio do software
GeoGebra. A proposta faz parte de um projeto de extensão, desenvolvido no Instituto Federal do Paraná de
Jaguariaíva. Destacamos que o projeto se revela interessante, à medida que promove ação formativa, articulando
conhecimentos científicos e tecnológicos e ainda oportuniza aos cursistas momentos de discussão sobre
estratégias pedagógicas e trocas de experiências para o uso do software nas aulas.
Descargas
Citas
BALDINI, L. A. F. Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do software GeoGebra. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, 2014.
BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FAHD, W. C. B.; MOREIRA, D. M. SILVA; A. Z. O uso das TIC na Educação: da formação à atuação docente. In: CONINTER – Congresso Internacional interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013. Belo Horizonte, 2013.
FRAGA, L. B. F. F. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, 2013.
JESUZ, D. A. F. Desenvolvendo o conceito de áreas: uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, 2015.
JESUZ, D. A. F.; PENTEADO, D. R. Explorando conceitos de geometria euclidiana plana e funções quadráticas por meio do software GeoGebra. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Número extraordinário, p. 1455-1463, 2016.
JESUZ, D. A. F.; ROMEIRO, N. M. L.; BACCON, A. L. P. Uma proposta para o ensino de áreas de quadriláteros irregulares na educação básica. V Simpósio Nacional do Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2016.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, v. 3, n. 193, p. 13-19, 2013.
LANG, A. M. R.; GONZALES, F. J. A Proposta Teórica do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo e a (sub)utilização das TIC na educação básica. Congreso Iberoamericano de Ciência, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires, 2014.
MARTINS, Z. As TIC no ensino-aprendizagem da Matemática. Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Portugal. p. 2727--2742, 2009.
MISHRA, P. KOEHLER, M. J. Introducing Pedagogical Content Knowledge. Annual Meeting of the American Educational Research Association. New York, 2008.
MISHRA, P. KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for integrating technology in teacher knowledge. Teacher College Record, v. 1089, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
SCHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research. Washington, v. 12, n. 2, p. 4-14, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.