Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil

possibilidades de construção de conhecimento profissional

Autores

  • Mónica Lourenço Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
  • Filomena Martins Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Educação Infantil. Diversidade Linguística e Cultural. Formação de Professores. Conhecimento Profissional.

Resumo

Num mundo globalizado, marcado por avanços tecnológicos, pela mobilidade de pessoas e bens e pelas migrações, é fundamental repensar e intervir na formação de professores. Essa intervenção passa, necessariamente, pela conceção e operacionalização de programas de formação que, por um lado, promovam uma compreensão mais integrada da diversidade linguística e cultural e das
questões mundiais, e, por outro lado, auxiliem os professores a desenvolverem práticas mais capazes de educar as crianças para (com)viverem e agirem em sociedades plurais e em permanente mudança. Neste enquadramento, este estudo visa compreender como é que o trabalho em torno da diversidade linguística e cultural permite desenvolver as dimensões do conhecimento profissional de professoras de educação infantil em formação inicial. Para esse efeito, foram analisados os relatórios finais de estágio produzidos pelas formandas, com incidência nos seus discursos sobre os projetos de tipo investigação-ação desenvolvidos em contextos de educação infantil, bem como nas aprendizagens que realizaram. Os resultados alcançados permitem concluir que as formandas construíram conhecimento profissional, tendo aproveitado o tratamento didático da diversidade linguística e cultural para aprofundarem o seu conhecimento sobre o currículo, sobre o contexto, sobre as crianças e sobre si próprias, numa clara compreensão das finalidades e valores da educação.

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Biografia do Autor

Mónica Lourenço, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro, Portugal, pesquisadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal, pesquisadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Filomena Martins, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal, pesquisadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na  Formação de Formadores

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

LOURENÇO, M.; ANDRADE, A. I.; MARTINS, F. Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil: possibilidades de construção de conhecimento profissional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 76–99, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1120. Acesso em: 2 dez. 2024.

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