Narrativas educativas de professoras que atuam na educação de jovens e adultos

percepções sobre gênero e sexualidade

Auteurs

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama UFSCar – Campus Sorocaba
  • Luiz Fábio Santos Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Mots-clés :

Gênero. Sexualidade. Educação de Jovens e Adultos. Narrativas Educativas. Formação Docente

Résumé

Este artigo é a síntese da dissertação de mestrado de Santos (2016) vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba. Está centrada nas percepções sobre gênero e sexualidade de professoras que atuam na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a seguinte problemática: Quais as percepções sobre gênero e sexualidade evidenciadas nas narrativas educativas produzidas por professoras que atuam na EJA e a partir delas quais definições podem orientar suas práticas educativas? Para responder definiram-se os objetivos: Entender as percepções de gênero e sexualidade de professoras que
atuam na EJA e a importância de discutir estas questões na afirmação do respeito às diferenças no espaço escolar. Apontar problemas para convergência entre o ato de educar e as questões ligadas a gênero e sexualidade na EJA. Discutir as questões de gênero e sexualidade nas relações do cotidiano escolar da EJA impulsionando a reflexão sobre os valores que marcam a nossa
sociedade. Estrutura-se a partir da perspectiva qualitativa e utiliza para produção de dados a elaboração de narrativas educativas em um curso de extensão, considera para a análise as categorias pré definidas por Nóvoa (2009): prática, profissão, pessoa, partilha e público. Como resultado vislumbra ofertar subsídios pedagógicos para melhoria da qualidade social da EJA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, UFSCar – Campus Sorocaba

Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar – Campus Sorocaba

Luiz Fábio Santos, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar – Campus Sorocaba e Supervisor de Ensino vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Références

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma Metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, 7(2):5-25, agosto/2001.

BARDIN, Laurence, trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1977.

BELELI, Iara. Gênero. In: MISKOLCI Richard, (org.) Marcas da diferença no ensino escolar; São Carlos; EdUFSCar, 2010.

BORRILLO, D. A homofobia. In: LIONÇO, T.; DINIZ, D. (orgs.) Homofobia e educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres, 2009.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual e de gênero na escola, Revista Espaço Acadêmico, Nº 23, agosto de 2011.

CÉSAR, Maria Rita de Assis. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos, R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, jul./dez. 2010.

DESLAURIES, J. P.; KÉRISIT, M. In: POUPART, J. et al.(Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília, 2ª edição: Liber Livro Editora, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. 1996.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. In: Ciência & Educação, v. 11, n. 2, 2005. p. 327- 345.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 179 p.

MISKOLCI, Richard. Sexualidade e Orientação Sexual. In: _______, (org.) Marcas da diferença no ensino escolar; São Carlos; EdUFSCar, 2010.

NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. EDUCA - Instituto de Educação Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2009.

SICARDI, Bárbara Cristina Moreira. Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matemática. Campinas, SP: 2008. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. UNICAMP, 2008.

SICARDI NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira. Leitura e produção do conhecimento e a potencialidade heurística das narrativas educativas. In: NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de. (orgs.) Narrativas de Professores em Formação: O Significado de ser Pedagogo. Jundiaí, Paco Editorial: 2015.

SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; TINTI, D. S.; JANUARIO, G. Narrativas Educativas e percursos de formação e (auto)formação de professores que ensinam Matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais. X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-13.

Publiée

2017-06-01

Comment citer

SICARDI NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira; SANTOS, Luiz Fábio. Narrativas educativas de professoras que atuam na educação de jovens e adultos: percepções sobre gênero e sexualidade. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 100–120, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1121. Acesso em: 29 janv. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.