Técnicas Freinet no ensino superior

a construção de uma outra educação é possível

Autores

  • Flávio Boleiz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cantos de interesse. texto livre. correção coletiva. aula-passeio. roda da conversa.

Resumo

Como contribuição para se pensar e aprofundar as possibilidades de se fazer uma pedagogia ativa no Ensino Superior, apresento o relato de três experiências que tive a oportunidade de realizar com meus alunos na graduação e na pós-graduação lato sensu, utilizando técnicas desenvolvidas por Freinet e por Freire. Essas experiências permitiram aos alunos do curso de Pedagogia colocarem em prática um pouco do que vinham aprendendo desde o início de seu curso, principalmente nas aulas de Didática, acerca desses dois educadores. Também os alunos do curso de especialização em Docência no Ensino Superior, no contato com essas técnicas, tomaram contato com ideias e práticas diferentes daquelas com que habitualmente foram-se familiarizando no decorrer de sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Boleiz Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação - DFPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Referências

BARRERO, Herminio. Sobre Freinet y la escuela moderna. In: FREINET, Célestin. La escula moderna francesa — Uma pedagogía moderna de sentido común – Las invariantes pedagógicas. 2. ed., Madri (Espanha): Morata, 1999.

BOURDEIEU, Pierre. Escritos de Educação. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1998.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CARVALHO, José Sergio. (Org.) Educação, cidadania e Direitos Humanos. p. 130-158, Petrópolis: Vozes, 2004.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. Lisboa (Portugal): Editorial Presença, 1969.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação — Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia — Saberes necessários à prática educativa. 33. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2006.

MARQUÈS, Salomó; PORTELL, Raimon. Els mestres de la república. 4. ed., Barcelona (Espanha): Ara Llibres, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

PERRELLA, Cileda. Joseph Jacotot: contribuição para a reflexão acerca do conselho de escola, In: PARO, Vitor Henrique (org.). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. p. 91-112, São Paulo: Xamã, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

BOLEIZ JÚNIOR, F. Técnicas Freinet no ensino superior: a construção de uma outra educação é possível. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 53–78, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/121. Acesso em: 24 abr. 2024.