Memórias, reflexões e ressignificações: o ensino de ciências naturais na formação de pedagogos

Autores

  • Luis Eduardo Alvarado Prada Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Karoline Rodrigues da Silva
  • Nadiane Maria da Silva Tibúrcio

Palavras-chave:

Metodologia de ensino. Memórias. Formação docente. Pesquisa Coletiva.Pesquisa-formação.

Resumo

O artigo traz uma narrativa de um processo de aprendizagem para a docência, intencionando propiciar reflexões acerca do Ensino de Ciências Naturais na formação de Pedagogos, a partir das “memorias” e outros elementos metodológicos da “Pesquisa Coletiva”. Mediante estas memórias, os dados são construídos; coletando-os sistematizando-os e analisando-os, de modo a contribuir para ressignificações coletivas dos processos metodológicos da formação de docentes. Intenciona também, possibilitar acesso aos leitores sobre acontecimentos e produções dentro da Universidade, para inspirar reflexões sobre metodologias nos processos de aprendizagem dos professores em formação e, estimular processos coletivos de pesquisa-formação, em vez de competiçõesacadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Alvarado Prada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutor em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ana Karoline Rodrigues da Silva

Graduanda no curso de Pedagogia. Universidade Federal do Rio grande do Norte.

Nadiane Maria da Silva Tibúrcio

Graduanda no curso de Pedagogia. Universidade Federal do Rio grande do Norte

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E. A pesquisa coletiva na formação de professores. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 28, 2006.

ALVARADO-PRADA, L. E. Pesquisa Colectiva: una construcción plural de los conocimientos. In: Coloquio internacional de saberes múltiples y ciencias sociales y políticas. Anais… Bogotá, 2016.

ALVARADO-PRADA, L. E. Tópicos de aula. PEC5030 - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS I - T01 (2019.2 - 3T12 5T56) UFRN SIGAA, Natal, 2019.

CALVINO, Ítalo. Palomar. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

COSTA, Amanda Maria de Araújo; TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva. MEMÓRIAS aulas 13 e 14 em 2019-2, 2019.

FERREIRA, ChrislaineThuany Vieira; FERREIRA, WeldisonAmisadai da Silva. MEMÓRIAS aulas 20 e 21 em 2019-2, 2019.

HIM, além da luz. Direção: Frank Darier-Baziere. Origine Cell Productions. México, 2010. 1h 36min, son., color. Youtube.

JÚNIOR, João Maria da Silva; LEMOS, Matheus Lacerda.MEMÓRIAS aulas 7 e 8 em 2019-2, 2019.

NOBRE, Natália Gouveia; MIRANDA, ThaliaMirelle. MEMÓRIAS aulas 15 e 16 em 2019-2, 2019.

PAIVA, Fernanda Nascimento Gomes; BATISTA, Gisele da Silva. MEMÓRIAS aulas 9 e 10 em 2019-2, 2019.

PINHEIRO, Iasmim Tereza Silva de Oliveira; NASCIMENTO, Matheus Felipe Silva. MEMÓRIAS aulas 1 e 2 em 2019-2, 2019.

SANTA ROSA, Ariadna; ASSIS, Ravena Duarte Costa de. MEMÓRIAS aula 19 em 2019-2, 2019.

SILVA, Ana Karoline Rodrigues da.MEMÓRIAS aulas 26 E 27 em 2019-2, 2019.

SOARES, Renata Ellen Nunes; SANTANA, Sara Gabriela Guedes de.MEMÓRIAS aulas 3 e 4 em 2019-2, 2019.

TRIGUEIRO, Carla de Oliveira; BEZERRIL, Maria Augusta Dias Dantas. MEMÓRIAS aulas 17 e 18 em 2019-2, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Alvarado Prada, L. E., Silva, A. K. R. da, & Tibúrcio, N. M. da S. (2020). Memórias, reflexões e ressignificações: o ensino de ciências naturais na formação de pedagogos. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020018. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/44