Observação de aulas de língua portuguesa simuladas por estudantes universitários moçambicanos

dificuldades, sensações e propostas de melhoria

Autores

  • Nelson Maurício Ernesto Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Observação de aulas. Funções didáticas. Lecionação de aulas de Português. Planificação de aulas.

Resumo

Este estudo incide sobre as observações de aulas simuladas realizadas por estudantes universitários moçambicanos aos seus pares e avalia os seus desafios, sentimentos e subsídios de otimização da atividade do professor na sala de aula. Os dados usados nesta pesquisa foram recolhidos e analisado a partir de um questionário com cerca de 11 questões aplicadas a estudantes da Licenciatura em Ensino do Português do período Laboral e do Pós-laboral a frequentar a disciplina de estágio I, na Universidade Eduardo Mondlane. A investigação defende que, para os problemas de lecionação simulada revelados, deve haver um correta planificação do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane

O meu nome é Nelson Maurício Ernesto, sou casado, nasci a 12.03.1974, tenho dois filhos. Em 1998, iniciei a minha atividade profissional na Escola Secundária da Matola, lecionando a disciplina de Português. Em 2001, concluí a licenciatura em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane e, nesse mesmo ano, fui convidado a integrar o corpo docente desta instituição de ensino, onde sou professor efetivo até ao presente momento. Entre 2004 e 2006 frequentei e concluí o Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira na Universidade Nova de Lisboa (Lisboa-Portugal) e, desde 2010/2011 à 2014/2015, frequentei e concluí o Doutoramento em Estudos Portugueses, na especialidade do Ensino do Português, também na Universidade Nova de Lisboa. Entretanto, entre 2007 e 2014, através um protocolo com o Instituto Camões, fui colocado como Leitor de Português na Universidade do Zimabbué, e entre 2015 e 2016 exercí essa atividade na University of Cape Town - Cidade do Cabo (África do Sul). Atualmente, desde 2017, leciono  Didáctica I & II, bem como Est´ágio I e II, na Universidade Eduardo Mondlane.

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

ERNESTO, N. M. Observação de aulas de língua portuguesa simuladas por estudantes universitários moçambicanos: dificuldades, sensações e propostas de melhoria. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e020006, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/238. Acesso em: 25 abr. 2024.