De pedagogos a professores

balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil

Autores

  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Amélia Santoro Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Pedagogia. Formação de Professores.

Resumo

As diretrizes curriculares nacionais que normatizam os cursos de Pedagogia no Brasil, acabam de completar uma década. Considerando-se os embates que precederam a efetivação de tais diretrizes, as incongruências epistemológicas percebidas por muitos pesquisadores, pergunta-se neste trabalho: quais os rebatimentos da nova estrutura curricular imposta pelas diretrizes, sobre os processos de formação de pedagogos? Como a dubiedade epistemológica da Pedagogia, entre ser bacharelado ou ser licenciatura, foi vivenciada na organização curricular dos referidos cursos? Para esse estudo, foi realizada uma meta-análise a partir de pesquisa de autoria de Mascarenhas (2015), em que se utilizou de questionários, de grupo focal e de análise documental, em triangulação com outras pesquisas já publicadas ,com base em trabalhos de Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008) que denunciam, a problemática em torno de um currículo fragmentado e a defesa do campo teórico da Pedagogia como a base da formação e da atuação profissional do pedagogo. Foi possível constatar a insuficiência da carga horária para formar perfis de diferentes profissionais em um único curso; bem como a descaracterização da figura do Pedagogo e de sua identidade profissional. Os dados sugerem a necessidade de uma reestruturação das referidas diretrizes, e a organização de dois trajetos formativos nos cursos de Pedagogia: um focado na licenciatura, com vistas a uma densa formação do professor das séries iniciais e educação infantil e outro, no bacharelado, para administração, coordenação e gestão escolar.

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Biografia do Autor

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Amélia Santoro Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. De pedagogos a professores: balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 41–55, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1296. Acesso em: 13 out. 2024.

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