A pesquisa na formação do professor de matemática

Autores

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Caique Melo de Oliveira

Palavras-chave:

Formação de professores. Pesquisa. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo objetivou a análise da estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados no Município de Barreiras, Oeste da Bahia, com o intuito de compreender como se dá a abordagem das disciplinas de pesquisa nesses cursos, percebendo, como está sendo a formação do futuro professor de Matemática no município, se estão sendo instruídos à pesquisa acadêmica e, consequentemente, a pesquisar a própria prática. A pesquisa delineia-se no âmbito de qualitativa, do tipo documental, e foi desenvolvida por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Em nossos estudos percebemos o quão limitado é o espaço reservado para a formação do professor-pesquisador nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7283-0367.

Caique Melo de Oliveira

Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7970-1410

 

Referências

BAHIA. Secretaria da Educação. Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais da Bahia. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Bahia Salvador: Secretaria da Educação, 2019.

BERTANI, J. A. A profissionalização do professor de matemática e a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Bahia: contribuições e controvérsias de Isaías Alves. 2008. Disponível em: http://www.necso.ufrj.br/esocite2008/resumos/36107.htm . Acesso em: 10 de dez de 2014.

BORBA, M. C. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Anais da 27ª reunião anual da ANPED. Caxambu, MG, 21-24 Nov. 2004.

D’AMBRÓSIO, B. S; D’AMBRÓSIO, U. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em educação, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006.

D´AMBROSIO, Beatriz S. Formação de Professores de Matemática Para o Século XXI: O Grande Desafio. Vol. 4. 1993.

DIAS, A. L. M. Profissionalização dos professores de matemática na Bahia: as contribuições de Isaías Alves e de Martha Dantas. 2008. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/641/623 . Acesso em: 10 de dez de 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á pratica educativa. 48ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed São Paulo. Atlas, 2012.

GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo:uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MENEZES, M. A. Currículo, formação e inclusão: alguns implicadores. In: FELDMANN, M. G. Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. p. 201-220.

MUNIZ, C. A. Gestar II. Matemática:caderno de teoria de prática 3. Brasília: MEC, 2008.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores – pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

SILVA, C. M. S. A faculdade de filosofia, ciências e letras da USP e a formação de professores de matemática. Emanped. Rio de Janeiro: UFRRJ. 2010. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/faculdade_filosofia. pdf. Acesso em 01 abril. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Silva, A. J. N. da, & Oliveira, C. M. de. (2020). A pesquisa na formação do professor de matemática. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020015. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/41