De pedagogos a professores
balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil
Palavras-chave:
Diretrizes curriculares. Pedagogia. Formação de Professores.Resumo
As diretrizes curriculares nacionais que normatizam os cursos de Pedagogia no Brasil, acabam de completar uma década. Considerando-se os embates que precederam a efetivação de tais diretrizes, as incongruências epistemológicas percebidas por muitos pesquisadores, pergunta-se neste trabalho: quais os rebatimentos da nova estrutura curricular imposta pelas diretrizes, sobre os processos de formação de pedagogos? Como a dubiedade epistemológica da Pedagogia, entre ser bacharelado ou ser licenciatura, foi vivenciada na organização curricular dos referidos cursos? Para esse estudo, foi realizada uma meta-análise a partir de pesquisa de autoria de Mascarenhas (2015), em que se utilizou de questionários, de grupo focal e de análise documental, em triangulação com outras pesquisas já publicadas ,com base em trabalhos de Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008) que denunciam, a problemática em torno de um currículo fragmentado e a defesa do campo teórico da Pedagogia como a base da formação e da atuação profissional do pedagogo. Foi possível constatar a insuficiência da carga horária para formar perfis de diferentes profissionais em um único curso; bem como a descaracterização da figura do Pedagogo e de sua identidade profissional. Os dados sugerem a necessidade de uma reestruturação das referidas diretrizes, e a organização de dois trajetos formativos nos cursos de Pedagogia: um focado na licenciatura, com vistas a uma densa formação do professor das séries iniciais e educação infantil e outro, no bacharelado, para administração, coordenação e gestão escolar.
Downloads
Referências
ANFOPE et al. Seminário Nacional sobre a formação dos profissionais da educação, 7. Brasília-DF, 07 de junho de 2005. 2005c. Mimeo.
ANFOPE et al. Considerações das entidades nacionais de educação – ANPED, CEDES, ANFOPE E FORUMDIR – sobre a proposta de resolução do CNE que institui diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 14 de abril de 2005. 2005a. Mimeo.
ANFOPE et al. Documento das entidades sobre a resolução do CNE. Abril de 2005. Campinas, 2005b. Mimeo.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991: diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao >. Acesso em: jan. 2014.
BRASIL. CNE. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 05/2005. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Encaminhado para homologação do MEC. 13 de dezembro de 2014. Brasília: CNE, 2005b.
BRASIL. CNE. Conselho Pleno. Projeto de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, março de 2005. Brasília: CNE, 2005a.
BRASIL. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Parecer n. 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 11, p. 59-65, 1963.
BRASIL. Parecer n. 252, de 11 de abril de 1969. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documento, n. 100, p. 101-17, 1969.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogo: Delineando identidades. Revista UFG, Goiânia, n. 10, ano 13, p. 120-132, jul. 2011.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FENERSE et al. Carta Aberta. SP, 2005. Mimeo.
FORUMDIR. Considerações do FORUMDIR sobre a proposta do Conselho Nacional de Educação de resolução que institui diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. 2005. Mimeo.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2. ed., 2008.
FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Revista Educação em foco, Belo Horizonte, ano 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, Especial, p. 843-876, out. 2006b. Disponível em: < http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12 de janeiro de 2015.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista brasileira de Estudos Pedagógico, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Revista Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.
LIBÂNEO, J. C. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências. In: LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da escola. Porto Alegre: Editora Alternativa. 2001.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S G. (Org.). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Que destino os educadores darão a Pedagogia. In: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos para que? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Diretrizes curriculares da Pedagogia: um adeus à Pedagogia e aos Pedagogos? Novas subjetividades, currículos, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE
ENSINO. 2006. Anais... Recife: ENDIPE, 2006a, p. 213- 242.
MANIFESTO dos Educadores Brasileiros. 2005. Mimeo. Acesso em: 11 de outubro de 2012.
MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 192 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
NOVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G. (Org) Pedagogia, ciência da educação? SP: Cortez. 1996
PIMENTA, S. G. “Prefácio”. In: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, S. G. A prática (e a teoria) docente re-significando a Didática. In: OLIVEIRA (Org.) Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas: Papirus, p. 153-176, 1998.
PIMENTA, S. G. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: Educação, pedagogia e didática”. In: PIMENTA, Selma G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, S. G. Pedagogia: sobre Diretrizes Curriculares. Fórum Nacional de Pedagogia 2004, Belo Horizonte, julho de 2004. Disponível em: < http://gie.cespe.unb.br/moodle/Videos/CursoPAS/Pedagogia_Diretrizes_Selma_Garrido_Pimenta.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2014.
SAVIANI, D. Pedagogia: O Espaço da Educação na Universidade. Caderno de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
TANURI, L. História da formação de professores. In: SAVIANI, D; CUNHA, L. A.; CARVALHO, M. M. C. de. 500 anos de educação escolar. São Paulo: ANPED/Autores Associados, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.