Constituição da identidade docente no Atendimento Educacional Especializado

uma análise autobiográfica

Autores

  • Thiago Falcão Solon Prefeitura Municipal de Caucaia
  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Identidade docente., Atendimento Educacional Especializado., Socialização., Inclusão.

Resumo

Este escrito objetiva investigar a constituição da identidade de professores do Atendimento Educacional Especializado, partindo das vivências, memórias e concepções produzidas antes e durante a docência. O estudo, de natureza qualitativa, realizou uma pesquisa autobiográfica com uma professora atuante na Rede Municipal de ensino de Caucaia – Ceará. Os resultados demonstram que a identidade da professora pesquisada tem íntima relação com o processo de socialização profissional, pois o modo como ela se vê e é vista foi fruto, predominantemente, de suas vivências sociais e profissionais.

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Biografia do Autor

Thiago Falcão Solon, Prefeitura Municipal de Caucaia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da Rede de ensino Municipal de Caucaia, atuando no Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME/Caucaia). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3662-1306

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0995-1614

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

FALCÃO SOLON, T.; BELÉM FALCÃO, G. M. Constituição da identidade docente no Atendimento Educacional Especializado: uma análise autobiográfica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023018, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1102. Acesso em: 26 dez. 2024.