O currículo cultural de Educação Física
princípios, procedimentos didáticos e diferenciações
Palavras-chave:
Currículo. Diferença. Culturas. Educação Física.Resumo
O artigo tem como objetivo situar o leitor sobre os princípios e procedimentos didáticos que caracterizam o currículo cultural de Educação Física e suas diferenciações em relação às demais propostas da área. O processo de diferenciação se faz necessário porque cada currículo tem como desejo influenciar na formação de um determinado sujeito, posicionando-o em meio a uma cadeia discursiva. No currículo cultural, o que está em jogo é um ensino que potencializa as diferenças no interior da cultura e contribui na formação de identidades solidárias, pressuposto para a construção de uma sociedade democrática e menos desigual.
Downloads
Referências
CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela Maria Araújo. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. n. 21, p. 61-74, 2002.
ESCUDERO, Nyna Taylor Gomes. Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.
LAROSSA, Jorge. Tecnologias do Eu. In: SILVA. Tomaz Tadeu. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 35-86.
McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
MÜLLER, Arthur. Avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.
NEVES, Marcos Ribeiro das; ESCUDERO, Nyna Gomes. Zum zum zum zum capoeira mata um. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M.F. (Orgs.). Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012, p. 49-64.
SANTOS, Ivan Luiz.; NEIRA, Marcos Garcia. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 149-166. (Coleção A reflexão e a prática no ensino médio, v. 4).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.