Bolonha 2015

o estado das coisas

Autores

  • António Cachapuz Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Educação Superior. Portugal. Erro.

Resumo

O estudo aborda, em primeiro lugar, o enquadramento político/educacional da formação inicial de professores no quadro do recentemente criado Espaço Europeu de Ensino Superior esgrimindo argumentos que ajudem a perceber se um tal projecto político pretende legitimar uma lógica de mudança orientada para o desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório ou de índole economicista no quadro da globalização neoliberal. Num segundo tempo, apresenta-se uma análise crítica sucinta da organização actual da formação inicial de professores como resultado da escolha feita entre as duas lógicas de mudança acima referidas. O estudo debruça-se em seguida sobre problemas e dilemas suscitados pelo desenvolvimento do processo em curso e apresenta propostas de melhoramento sustentadas no quadro de uma participação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro

Professor doutor da Universidade de Aveiro/CIDTFF, Aveiro, Portugal.

Referências

AMARAL, A., “Managerialismo e Governação das Instituições do Ensino Superior”, em Formas de Governo do Ensino Superior, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2004.

ANTUNES, F., “O Espaço de Ensino Superior para uma Nova Ordem Educacional?”, Educação Temática Digital, 9, nº esp., 2007, pp. 1-28.

BENTO, J.O., “Por uma Univercidade anticonformista”, Porto: U.Porto, 2014.

CACHAPUZ, A., SANTOS, M. S., LIMA, I. P., “Declaração de Bolonha e o Sistema de Graus do Ensino Superior - bases para uma discussão”, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2002.

CACHAPUZ, A.,”A Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior. Um case study da globalização”, em Universidade Contemporânea: políticas do processo de Bolonha, SP: Pereira, E. e Almeida, M. (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2009, pp. 13-26.

CACHAPUZ, A.,“Bolonha 2010”,em Reforma Universitária e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior, análise de uma década do processo de Bolonha, Pereira, E. M. e Almeida, M.L (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2011, pp. 93-106.

CACHAPUZ, A.,“A Universidade na encruzilhada de paradigmas”, em Educação IberoAmericana uma análise para além das perspectivas mercadológicas da produção de conhecimento, Almeida, M.L e Catani, A. (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2015, pp. 256-269.

DECRETO LEI 79/2014, Ministério da Educação e Ciência, Lisboa: Diário da República, 14 de Maio, 2014.

FERREIRA, V., Pensar, Lisboa: Bertrand, 1992.

HILDEBRAND, M., “Overview of the development of academic recognition practices in Europe”. Higher Education in Europe, 1996, vol.XXI (4), pp. 39-49.

KEELING, R., “The Bologna Process and the Lisbon Research Agenda: the European Commission´ Expanding Role in Higher Education Discourse”, European Journal of Education, 2006, 41(2), pp. 203-223.

MAASSEN, P., “The Modernisation of Higher Education Governance in Europe”, em Políticas do Ensino Superior, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2008, pp. 71-106.

MORIN, E., Os sete saberes necessários à Educação do futuro. S. Paulo:Cortez, 2000.

OLIVEIRA , T. e Holland, S.,“Retórica e Realidades nas Reformas de Ensino Superior e no Processo de Bolonha”. Ensino Superior, 2008, nº 29, pp. 19-23.

SIMÃO, V., SANTOS, M. S., COSTA, A., Ensino Superior: uma visão para a próxima década, Lisboa: Gradiva, 2002.

Sítios úteis:

- Declaração de Bolonha:

http://www.unige.ch/cre/activities/Bologna%20Forum/Bologna_welcome.htm

- Agenda/Estratégia de Lisboa:

en.wikipedia.org/wiki/Lisbon_Strategy

- EQF “European qualifications framework for lifelong learning”, Staff Working Document/(2005)/Brussels:

http://europa.eu.int/commom/education/policies/2010/doc/basic2004.pdf (em particular caps. 3 e 5)

- Reforma curricular e sistemas de governança na Europa:

www.esmu.be (em particular o estudo, “The extend and impact of Higher Education curricular reform across Europe)

www.eua.be (TRENDS V, Universities Changing the European Higher Education Area, 2007)

Downloads

Publicado

2016-03-23

Como Citar

CACHAPUZ, A. Bolonha 2015: o estado das coisas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 36–50, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1830. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.