Cuidar dos professores para cuidar da escola

Autores

  • Elaine Mathias de Castro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica
  • Antonio Carlos Caruso Ronca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Permanência dos professores., Escola pública., Condições de trabalho docente.

Resumo

Este artigo visa apresentar como a questão do cuidar permeia as ações empreendidas por uma escola da rede pública estadual de São Paulo, resultando na permanência dos professores. Foram realizadas entrevistas na modalidade reflexiva com sete professores da referida unidade. A análise qualitativa dos dados resultou na percepção de que o cuidado com a infraestrutura, as famílias, o aprendizado – tornando perceptíveis os resultados de aprendizagem –, a disciplina, o trabalho coletivo e com o clima escolar faz com que o professor se sinta valorizado em sua atividade profissional, fator que contribui para que os professores escolham permanecer na escola.

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Biografia do Autor

Elaine Mathias de Castro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre Profissional pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1615-9249

Laurinda Ramalho de Almeida, Pontifícia Universidade Católica

Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluindo o doutorado em 1992. Atualmente é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação, no CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9596-7008

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Reitor da PUC-SP de 1993 a 2004. Atualmente é Professor Titular do Programa de Estudos de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-8336

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

CASTRO, E. M. de; RAMALHO DE ALMEIDA, L.; CARUSO RONCA, A. C. Cuidar dos professores para cuidar da escola. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023013, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/853. Acesso em: 27 abr. 2024.

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