A autoformação docente como objeto de pesquisa

estado do conhecimento (2013-2022)

Autores

  • Daniela Erani Monteiro Will Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Bazzo de Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Autoformação Docente; Formação de Professores; Revisão da Literatura; Estado da Arte; Tecnologia Digital.

Resumo

O trabalho apresenta e discute como a temática da autoformação de professores tem sido abordada como objeto de pesquisa. Foi desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que contemplou um período de 10 anos (2013 a 2022), utilizou como fontes de consulta a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos CAPES e os Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd, analisando 39 estudos. A maior parte deles trata a autoformação docente como o resultado de um processo de registro e análise de narrativas sobre determinada experiência. Poucos estudos abordam a relação entre autoformação docente e tecnologias digitais, isso revela uma lacuna no campo. Sendo o professor um praticante da cultura digital, é necessário ampliar o debate acerca dos benefícios e riscos relativos aos usos e discursos das/sobre as tecnologias digitais na sua autoformação. 

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Biografia do Autor

Daniela Erani Monteiro Will, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0002-1557-2568

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Repercute - Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologias (CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7882-8551

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação Cientifica e Tecnológica (PPGECT). Líder do grupo de pesquisa Repercute - Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologias (CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3039-5528

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

WILL, D. E. M.; ZEN CERNY, R.; BAZZO DE ESPÍNDOLA, M. A autoformação docente como objeto de pesquisa: estado do conhecimento (2013-2022). Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. 024022, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1842. Acesso em: 18 dez. 2024.