A autoformação docente como objeto de pesquisa
estado do conhecimento (2013-2022)
Palavras-chave:
Autoformação Docente; Formação de Professores; Revisão da Literatura; Estado da Arte; Tecnologia Digital.Resumo
O trabalho apresenta e discute como a temática da autoformação de professores tem sido abordada como objeto de pesquisa. Foi desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que contemplou um período de 10 anos (2013 a 2022), utilizou como fontes de consulta a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos CAPES e os Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd, analisando 39 estudos. A maior parte deles trata a autoformação docente como o resultado de um processo de registro e análise de narrativas sobre determinada experiência. Poucos estudos abordam a relação entre autoformação docente e tecnologias digitais, isso revela uma lacuna no campo. Sendo o professor um praticante da cultura digital, é necessário ampliar o debate acerca dos benefícios e riscos relativos aos usos e discursos das/sobre as tecnologias digitais na sua autoformação.
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