Justiça para vulneráveis. O caminho da educação
Palavras-chave:
Vulnerabilidade, justiça, compaixão, educaçãoResumo
Este artigo realiza uma reflexão sobre as circunstâncias atuais nas quais ganham vida tanto as condições de existência, como a subjetividade que alimentam a vulnerabilidade. Se discute a relação que pode existir entre justiça e compaixão. Se defende que somente através de certos instrumentos educativos, como a poesia, bastante distantes do modelo que impera na atualidade,
baseado no eficientismo, poderíamos romper com essa espécie de maldição filosófica na qual consiste a hipótese elitista da felicidade.
Downloads
Referências
Barthes, R. (2005). La preparación de la novela. Siglo XXI: México
Bergoglio, J. (Papa Francisco)(2015). Carta encíclica Laudatio Si. Sobre el cuidado de la casa común. Estella: Verbo divino.
Bilbeny, N. (2015). Justicia compasiva. La justicia como cuidado de la existencia. Madrid: Tecnos.
Bourdieu, P. (2011). Capital cultura, escuela y espacio social. Madrid: Siglo XXI.
Francisco de Asis (1993). Escritos. Biografías. Documentos de la época. Madrid: BAC.
Ortega y Gasset, J. ( 1980). El espectador (Antología). Madrid: Alianza.
--(2010) Obras completas, V. X. Madrid: Taurus
Paz, O. (1990). La otra voz. Barcelona: Seix Barral.
Pessoa, F. (1994). Libro del desasosiego. Barcelona: Seix Barral.
Raphael, R. (2014). Mirreynato. La otra desigualdad. México: Planeta.
Schopenhauer (2009). Parerga y Paralipómena. Madrid: Valdemar.
Simón, V. (2015). La compasión: el corazón del mindfulness. Madrid: Sello editorial.
Unamuno, M. de (1982). El sentimiento trágico de la vida. Madrid: Espasa.
-- (1987). Poesía completa. Vol.1. Madrid: Alianza editorial.
-- (2013). La agonía del cristianismo. Madrid: Alianza
Wilde, O. (2014) De profundis y otros escritos de la cárcel. Barcelona: Debolsillo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.