Avaliação da formação continuada do professor com foco na aprendizagem do aluno

Revisões e propostas

Autores

  • Vicente Alexsander Silva Pereira Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Rodrigo Follis Centro Universitário Adventista de São Paulo

Palavras-chave:

Formação continuada, Avaliação, Desenvolvimento profissional

Resumo

A formação continuada de professores é essencial para melhorar práticas pedagógicas e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. No entanto, poucos estudos investigam de forma direta o impacto dessa formação no desempenho discente. A principal problemática deste artigo é como avaliar eficazmente o impacto da formação continuada na aprendizagem dos alunos, considerando os múltiplos fatores que influenciam o processo educativo. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática integrativa baseada no modelo PRISMA, que analisou 14 estudos sobre formação continuada e seus efeitos. A análise identificou que metodologias mistas, que combinam teoria e prática, promovem colaboração entre professores e utilizam dados quantitativos (como IDEB e SPAECE), são as mais eficazes. Como resultado, foi proposta uma estrutura de formação continuada com etapas claras para avaliar o impacto na aprendizagem dos alunos. A proposta inclui acompanhamento contínuo e uso de avaliações externas, oferecendo um caminho metodológico para aprimorar a prática pedagógica e os resultados acadêmicos.

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Biografia do Autor

Vicente Alexsander Silva Pereira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação (UNaCH), Chile. Aluno do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6342-7163

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião. Professor no Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5206-2540

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

PEREIRA, V. A. S.; FOLLIS, R. Avaliação da formação continuada do professor com foco na aprendizagem do aluno: Revisões e propostas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024021, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2028. Acesso em: 18 dez. 2024.

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