Avaliação da formação continuada do professor com foco na aprendizagem do aluno
Revisões e propostas
Palavras-chave:
Formação continuada, Avaliação, Desenvolvimento profissionalResumo
A formação continuada de professores é essencial para melhorar práticas pedagógicas e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. No entanto, poucos estudos investigam de forma direta o impacto dessa formação no desempenho discente. A principal problemática deste artigo é como avaliar eficazmente o impacto da formação continuada na aprendizagem dos alunos, considerando os múltiplos fatores que influenciam o processo educativo. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática integrativa baseada no modelo PRISMA, que analisou 14 estudos sobre formação continuada e seus efeitos. A análise identificou que metodologias mistas, que combinam teoria e prática, promovem colaboração entre professores e utilizam dados quantitativos (como IDEB e SPAECE), são as mais eficazes. Como resultado, foi proposta uma estrutura de formação continuada com etapas claras para avaliar o impacto na aprendizagem dos alunos. A proposta inclui acompanhamento contínuo e uso de avaliações externas, oferecendo um caminho metodológico para aprimorar a prática pedagógica e os resultados acadêmicos.
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