Avaliação da formação continuada do professor com foco na aprendizagem do aluno

Revisões e propostas

Autores

  • Vicente Alexsander Silva Pereira Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Rodrigo Follis Centro Universitário Adventista de São Paulo

Palavras-chave:

Formação continuada, Avaliação, Desenvolvimento profissional

Resumo

A formação continuada de professores é essencial para melhorar práticas pedagógicas e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. No entanto, poucos estudos investigam de forma direta o impacto dessa formação no desempenho discente. A principal problemática deste artigo é como avaliar eficazmente o impacto da formação continuada na aprendizagem dos alunos, considerando os múltiplos fatores que influenciam o processo educativo. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática integrativa baseada no modelo PRISMA, que analisou 14 estudos sobre formação continuada e seus efeitos. A análise identificou que metodologias mistas, que combinam teoria e prática, promovem colaboração entre professores e utilizam dados quantitativos (como IDEB e SPAECE), são as mais eficazes. Como resultado, foi proposta uma estrutura de formação continuada com etapas claras para avaliar o impacto na aprendizagem dos alunos. A proposta inclui acompanhamento contínuo e uso de avaliações externas, oferecendo um caminho metodológico para aprimorar a prática pedagógica e os resultados acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Alexsander Silva Pereira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação (UNaCH), Chile. Aluno do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6342-7163

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião. Professor no Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5206-2540

Referências

ALFERES, M. A.; MAINARDES, J. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa em ação: revisão de literatura. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 47–68, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601262. Acesso em 30 set. 2024.

BARBOSA, J. L. Formação continuada frente à adoção do currículo mínimo: uma avaliação dos professores de matemática e língua portuguesa da regional noroeste fluminense. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 6, n. 2, p. 115–137, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31840. Acesso em: 30 set. 2024.

BONOTTO, D.; SCHELLER, M.; LIMA, V. Modelagem (matemática) e modelagem na educação: reflexos na e da formação continuada. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 1, p. 235-253, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.9870. Acesso 23 set. 2022.

CARNEIRO, N. Avaliação Externa no Estado de Mato Grosso e a formação continuada dos Professores de Língua Portuguesa: desafios para uma educação de qualidade. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, Santos, SP, 2021. Disponível em: https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7283/1/Nilc%c3%a9ia%20Saldanha%20Carneiro.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.

FERREIRA, B.; SILVA, S. Formação continuada de professores alfabetizadores: um estudo em três municípios do Marajó/PA. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 20, n. 1, p. 20-41, 2020. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/16193. Acesso em: 24 ago. 2022.

GOMES, F.; VIDAL, E. Formação continuada e resultados no IDEB: o que dizem os questionários contextuais de diretores e professores do SAEB/2017. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 24, n. 1, p. 23–41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.56501. Acesso em: 30 set. 2024.

GUSKEY, T. Evaluating professional development. Thousand Oaks, EUA: Corwin Press, 2000.

LOPES, M.; COSTA, L. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Recife/PE. Revista Educação - UNG-Ser, Guarulhos, v. 15, n. 3, p. 40–56, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3910. Acesso em: 30 set. 2024.

MIHALY, K.; OPPER I.; GREER L. The impact and implementation of the Chicago collaborative teacher professional development program. Rand.org, RAND Corporation, Santa Monica, 6 july 2022, Disponível em: www.rand.org/pubs/research_reports/RRA2047-1.html. Acesso em: 30 set. 2024.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Ann Intern Med., Ottawa, v. 151, n. 4, p. 264-269, 2009. DOI: 10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Acesso em: 30 set. 2024.

MORESCHO, S.; DELIZOICOV, N. Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM: A Formação Continuada na Gered de Chapecó – SC. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 106, p. 45-65, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701499. Acesso em: 30 set. 2024.

NASCIMENTO, F.; BARROS, R.; MOTA, M.; NASCIMENTO, R.; SOUSA, G; CASTRO, E. Reverberações da formação continuada nos indicadores educacionais de uma escola pública estadual cearense. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 4, p. 1-13, e023002, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51281/impa.e023002. Acesso em: 30 set. 2024.

SABIA, C. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Município de Marília (SAREM): uso dos resultados na política educacional. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1387–1407, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14225. Acesso em: 30 set. 2024.

SCHMIDT, L.; SOUZA, J. Formação de professores alfabetizadores pelo Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre avaliação realizada por municípios. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. Especial, p. 1077–1101, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-6. Acesso em: 30 set. 2024.

SILVA, G. O ensino e a aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/1594. Acesso em: 30 set. 2024.

SILVA, D.; ARRAIS, L.; MOREIRA, J. A formação de professores e a matemática no PNAIC. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 147-162, 2019, Disponível em: https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.3953. Acesso em: 30 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

PEREIRA, V. A. S.; FOLLIS, R. Avaliação da formação continuada do professor com foco na aprendizagem do aluno: Revisões e propostas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024021, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2028. Acesso em: 18 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.