Formação docente e racionalidade comunicativa

pontos de intersecção

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente., Racionalidade Comunicativa., Educação Profissional.

Resumo

Discute sobre processo formativo para o professor-técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, no Território de Identidade do Sisal, e contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter reflexivo de concepções pedagógicas. Objetiva compreender como a formação colabora para a superação da racionalidade instrumental docente com vista à racionalidade comunicativa. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir de sessões reflexivas com professores sobre seu fazer docente. Como resultado, aponta-se a importância de processos formativos construídos por uma relação dialógica e emancipatória, que possibilitem práticas docentes pautadas no agir comunicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Pastor da Silva Barreto, Secretaria do Estado da Bahia (SEC/BA)

Mestra em Educação e Diversidade (PPED/UNEB). Docente de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0955-1445

Úrsula Cunha Anecleto, UEFS

Doutora em Educação (UFPB). Docente no Programa de Pós-graduação Educação e Diversidade (PPED/UNEB) e no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (UNEB/CNPq). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). E-mail: ucanecleto@uefs.br.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ANECLETO, Úrsula. Ação linguístico-comunicativa e a interação na esfera pública comunicacional. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 162. 2016.

CABRAL, Marlucia Barros Lopes. Formação Docente e Pesquisa Colaborativa: Orientações e reflexões práticas. In: VII SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 8. 2012. Recife, Pe. Anais... Recife: Biblioteca ANPAE, 2012. V.13, p. 1-8.

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão. Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (orgs.) Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 29-38.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: Racionalidade da ação e racionalização social. Vol.1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a.

________. Teoria do agir comunicativo: Sobre as críticas da razão funcionalista. Vol.2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b.

________. Agir comunicativo e razão destranscendentalizada. Tradução de Lucia Aragão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

________. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Tradução de Manuel J. Redondo. Madrid: Catedra, 1989a.

________. Consciência moral e agir comunicativo. 2. Ed. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989b.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Coord.). Vida de professores. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 2013. P. 31-61.

IBIAPINA, I. M. L de M.; RIBEIRO, M. M. G. e FERREIRA, M. S.(Orgs.). Pesquisa em educação: múltiplos olhares. Brasília: Líder Livro Editora, 2007.

IBIAPINA, I. M. L de M. (Org.). Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro Editora, 2008.

KOHLBERG, L. The Philosophy of Moral Development. Nova Iorque: Harper & Row, 1981.

MAGALHÃES, M. C. C. Sessões reflexivas como uma ferramenta aos professores para compreensão crítica das ações da sala de aula. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA A PESQUISA CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADE, 5., 2012, Amsterdam. Anais... Amsterdam: VrijeUniversity, 2002. p. 18-22.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa-Portugal: Educa, 2002.

________. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa-Portugal: Educa, 2009.

PRESTES, Nadja M.H. Educação e Racionalidade: Conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: Edipurcrs, 1996.

SCHÖN, Donald. A. Educando o professor reflexivo. São Paulo: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

PASTOR DA SILVA BARRETO, M. .; CUNHA ANECLETO, Úrsula. Formação docente e racionalidade comunicativa: pontos de intersecção. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020019, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/29. Acesso em: 21 nov. 2024.