Formação docente e racionalidade comunicativa

pontos de intersecção

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente., Racionalidade Comunicativa., Educação Profissional.

Resumo

Discute sobre processo formativo para o professor-técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, no Território de Identidade do Sisal, e contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter reflexivo de concepções pedagógicas. Objetiva compreender como a formação colabora para a superação da racionalidade instrumental docente com vista à racionalidade comunicativa. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir de sessões reflexivas com professores sobre seu fazer docente. Como resultado, aponta-se a importância de processos formativos construídos por uma relação dialógica e emancipatória, que possibilitem práticas docentes pautadas no agir comunicativo.

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Biografia do Autor

Marta Pastor da Silva Barreto, Secretaria do Estado da Bahia (SEC/BA)

Mestra em Educação e Diversidade (PPED/UNEB). Docente de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0955-1445

Úrsula Cunha Anecleto, UEFS

Doutora em Educação (UFPB). Docente no Programa de Pós-graduação Educação e Diversidade (PPED/UNEB) e no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (UNEB/CNPq). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). E-mail: ucanecleto@uefs.br.

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

PASTOR DA SILVA BARRETO, M. .; CUNHA ANECLETO, Úrsula. Formação docente e racionalidade comunicativa: pontos de intersecção. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020019, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/29. Acesso em: 2 dez. 2024.