Gestores escolares

formação continuada em sexualidade uma vivência contemporânea

Autores

  • Ana Maura M. C. Bulzoni
  • Andreza M. D. Castro Leão Unesp Araraquara
  • Luci Regina Muzzeti Unesp Araraquara

Palavras-chave:

Gestores Escolares. Formação. Sexualidade. Vivência.

Resumo

O presente trabalho de cunho qualitativo descritivo é um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca da formação de gestores escolares em educação sexual. O objetivo é discorrer acerca dos conhecimentos prévios do que os gestores escolares manifestam acerca da temática da sexualidade, e apresentar os dizeres após uma formação continuada realizada em um município do interior de São Paulo. Os resultados obtidos apontam que está formação contribuiu, sendo que  conseguiram refletir e repensar acerca de diferentes assuntos de sexualidade, revendo conceitos prévios apresentados, os quais geralmente dificultam o trato desta temática e a implementação de propostas de educação sexual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maura M. C. Bulzoni

Mestre em Educação sexual. Da Fclar - UNESP Araraquara-SP e discente da pós graduação  do curso Gestão da educação Pública da UNIFESP

Andreza M. D. Castro Leão, Unesp Araraquara

Professora Drª. no Dep. de Psicologia da Educação dos Programas em Ed .Escolar e Sexual da Fclar. Da UNESP. Araraquara-SP. 

Luci Regina Muzzeti, Unesp Araraquara

Professora DRª. no Departamento de Didática  Programas de Pós-Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar na Fclar  da UNESP, Araraquara-SP. 

Referências

DE LA TORRES, S; e BARRIOS. O curso de Formação para Educadores, São Paulo, Madras Editora Ltda, 2002, p.14.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é possível – Campinas, SP: Mercado de Letras; Londrina, PR: Eduel (Coleção Dimensões da Sexualidade), 2006.

GARCIA, L. J. V. O processo de educação sexual na escola: um estudo de caso sobre a conceituação, significação e representação compreensiva de professores da rede municipal de ensino de Camboriú- SC sobre educação sexual. 81 f. Dissertação (Mestrado Educação e Cultura) Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, Florianópolis, 2005, p.11.

LEÃO, A. M. C. Estudo analítico-descritivo do curso de pedagogia da UNESP- Araraquara Quanto à inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual Na formação de seus alunos. Tese (Doutorado em Educação Escolar)–Universidade Estadual Paulista, Faculdade de

Ciências e Letras, Araraquara, 2009. 343 f..

LEÃO, A. M. C. A percepção do (a)s professore (a)s e coordenadores (a)s dos cursos de Pedagogia da Unesp quanto à inserção da sexualidade e da educação sexual no currículo: analisando os entraves e as possibilidades para sua abrangência. Relatório de Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Araraquara, 2012, p.18.

LEÃO, A.M.C.; RIBEIRO P.R.M.; e BEDIN, R.C. A Sexualidade e orientação sexual na escola em foco: algumas reflexões sobre a formação de professores Florianópolis, v. 11, n. 01, jan. /jun, 2010, p. 36 –52.

LEÃO, A.M, de C. Concepção dos Profissionais da Educação e Pais sobre sexualidade e Educação sexual: elaboração, aplicação e avaliação decursos interventivos voltados para pais professores e alunos. Relatório de pesquisa apresentado à Fapesp. Pesquisa regular Processo n.2016 22432-0/2013, 2016.

LEI, Plano Nacional de Educação. PNE. Brasília: Inep, Brasil. Ministério da Educação, 2001. p.123.

MAIA, A. C. B; e RIBEIRO, P. R. M.. Sexualidade e educação sexual. Texto utilizado no Ambiente virtual da aprendizagem. Programa Refedor, Curso de Especialização em Educação Especial, UNESP, Nead, 2014,2011, p. pp.75-84.

MELO, S. M. M. O invólucro perfeito: paradigmas de corporeidade e formação de educadores. In: RIBEIRO, P.R.M. (Org.). Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2004 p.73-113.

RIBEIRO, P.R. M. (1990). Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU.

SILVA, T.T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte:Autêntica, 2007, p.156.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

BULZONI, A. M. M. C.; CASTRO LEÃO, A. M. D.; MUZZETI, L. R. Gestores escolares: formação continuada em sexualidade uma vivência contemporânea. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 5–16, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/355. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê