Ampliação do ensino fundamental

implicações a avaliação da aprendizagem

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Moreira de Sousa Faculdade Magsul
  • Elisangela Alves da Silva Scaff Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino Fundamental de nove anos. Escola.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as reformulações nas práticas avaliativas das escolas municipais de Dourados-MS a partir da implementação da política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com enfoque qualitativo. A coleta dos dados foi realizada mediante análise dos Projetos Político Pedagógicos e entrevista semi-estrutura com professores, coordenadores das escolas e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Evidenciamos que, apesar de ser destacado nos documentos normativos/orientadores o emprego de instrumentos variados às práticas avaliativas considerando as particularidades das crianças, ainda predomina nas escolas os procedimentos avaliativos tradicionais.

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Escolar. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ana Paula Moreira de Sousa, Faculdade Magsul

Mestre em Educação. Docente Faculdade Magsul.

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Docente Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

SOUZA, K. R.; SOUSA, A. P. M. de; SCAFF, E. A. da S. Ampliação do ensino fundamental: implicações a avaliação da aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 111–126, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/365. Acesso em: 13 nov. 2024.

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