Perrogativas do ensino de filosofia

sentidos e possibilidades na educação

Autores

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Filosofia; Ensino de Filosofia; Formação

Resumo

Nossa intenção aqui é para colocar de volta o debate sobre a filosofia de ensino no contexto obrigatório. Neste sentido, em primeiro lugar, vamos discutir em que medida o ensino de filosofia no atual contexto de obrigação, pode manter sua condição de formação crítica na escola e quais os seus limites e possibilidades. Em seguida, vamos tratar de algumas prerrogativas de ensino e aprendizagem da filosofia e, em particular, lidar com estas prerrogativas não fechados em si mesmos, sem saber de outras possibilidades, mas para indicar fatores importantes para a prática do professor no ensino da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Editora Abril, 1973.

CARMINATI, C. J. O ensino de filosofia no II grau: do seu afastamento ao movimento pela sua reintrodução (a sociedade de estudos e atividades filosóficas-SEAF). 195 f. Dissertação Mestrado em Educação. Centro de Ciências da Educação – UFSC, Florianópolis, 1997.

CARMINATI, C. J. Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia. Tese de Doutorado em Educação. Centro de Ciências da Educação – UFSC – Florianópolis, 2003.

CARMINATI, C. J. Sentidos do fazer e da formação do(a) professor(a) de filosofia do ensino médio. Anais da 27ª ANPED/2004.

CERLETTI. A.; KOHAN, W. A filosofia no ensino médio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

COLOMBO, O. P. Pistas para filosofar. v.1. Porto Alegre: Evangraf, 1999.

FAVARETTO, C. F. Notas sobre o ensino de filosofia. In: ARANTES, Paulo E. et al. A filosofia e seu ensino. São Paulo: Vozes/Educ, 1995. p. 77-85.

GARCIA, C. B. Filosofia, ação e mundo das aparências. In: FÁVERO, A., RAUBER, J., KOHAN, W. (org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002 - (Coleção filosofia e ensino), p. 53-66.

GALLO, S.; KOHAN, W. O. (org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971.

KANT I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Nova Cultural, 1992.

KANT I. Resposta à pergunta: o que é Iluminismo? In: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: edições 70, 1990.

SCHNEIDER, P. R. Filosofia e ensino. In: FÁVERO, A., RAUBER, J., KOHAN, W. (org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002 - (Coleção filosofia e ensino), p. 67-83.

VON ZUBEN, N. A. Filosofia e Educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. In: Revista Pro-Posições. v. 3, n. 2, p. 7-27, jun. 1992.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

SANDER DA SILVA, A. Perrogativas do ensino de filosofia: sentidos e possibilidades na educação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 67–78, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/382. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.