Contribuições de Giroux, Tardif e Contreras para pensar a formação de professores

Autores

  • Juliana Gaspar Colombo Bonfante
  • Monica Bez Batti Bett
  • Ricardo Luiz de Bittencourt UNESC

Palavras-chave:

Formação de professores. Universidade. Saberes docentes. Profissionalização. Autonomia.

Resumo

Entre os séculos XX e XXI, a formulação de políticas públicas em educação, as pesquisas acadêmicas e as discussões teóricas propostas por pensadores que discutem questões educacionais apontam para necessidade de mudanças acentuadas tanto na formação, quanto na profissionalização docente. Este artigo discute as perspectivas atuais de formação de professores. Explicitam-se os estudos de Giroux (1987), Tardif (2002) e Contreras (2002), dentre outros que questionam o cenário atual e propõem discussões que contribuem para mudanças nos processos formativos dos professores.

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Biografia do Autor

Juliana Gaspar Colombo Bonfante

Graduada em Pedagogia - pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Mestranda do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação da UNESC. 

Monica Bez Batti Bett

Graduada em Pedagogia - pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Mestranda do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação da UNESC. 

Ricardo Luiz de Bittencourt, UNESC

Professor do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação da UNESC. Doutor em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS. 

Referências

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Acesso em 09/11/2017.

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

GASPAR COLOMBO BONFANTE, J.; BEZ BATTI BETT, M.; LUIZ DE BITTENCOURT, R. Contribuições de Giroux, Tardif e Contreras para pensar a formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 79–93, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/386. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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