Contribuições de Giroux, Tardif e Contreras para pensar a formação de professores
Palavras-chave:
Formação de professores. Universidade. Saberes docentes. Profissionalização. Autonomia.Resumo
Entre os séculos XX e XXI, a formulação de políticas públicas em educação, as pesquisas acadêmicas e as discussões teóricas propostas por pensadores que discutem questões educacionais apontam para necessidade de mudanças acentuadas tanto na formação, quanto na profissionalização docente. Este artigo discute as perspectivas atuais de formação de professores. Explicitam-se os estudos de Giroux (1987), Tardif (2002) e Contreras (2002), dentre outros que questionam o cenário atual e propõem discussões que contribuem para mudanças nos processos formativos dos professores.
Downloads
Referências
ALVES. W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf. Acesso em 09/11/2017.
CHAUI, M. A Universidade Pública sob nova Perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, set./out./nov./dez., p. 5-15, 2003.
CONTRERÁS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CORSETTI, B. et al (Org.). Ensino de história e educação. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004.
GIROUX, H. A escola crítica e a política cultural. São Paulo: Ed. Cortez, 1987. 104 p.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. 270 p.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, C. C. A reforma gerencial do estado brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. In: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: 32 , p. 173 –199, set/out. 1998.
SOARES, S. D. M. Paulo Freire e Henry Giroux: diálogos sobre o currículo para a emancipação. Disponível em:
colóquio.paulofreire.org.br/participação/index.php/colóquio/viiicolóquio/paper/viewFile/243/446.
Acesso em 09/11/2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.